HISTÓRIAS DA MÚSICA BRASILEIRA

  • mmargoliner
  • Publicado em 2 de maio de 2016 às 09:46
  • Modificado em 2 de maio de 2016 às 09:46
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

SAMPA

Muitas canções foram feitas por compositores não- paulistas, em homenagem à cidade de  São Paulo, entre elas, “Eh, São Paulo”, do mineiro Murilo Alvarenga, “Paulistana Retrato de Uma Cidade”, do paraense Billy Blanco e “São São Paulo Meu Amor”, do baiano Tom Zé. Mas, sem dúvida alguma, nenhuma delas é tão representativa e marcou tanto quanto “Sampa”, de Caetano Veloso, também baiano.

Quase um hino à capital do Estado, com suas descrições, citações e reflexões, a obra criou laços definitivos entre o poeta e a cidade. Peça obrigatória em seu repertório, é exigida em suas apresentações não só na própria São Paulo, mas em qualquer lugar onde se apresenta, até hoje.

“Sampa” surgiu em razão de um programa de televisão sobre São Paulo, para o qual havia sido encomendado um depoimento a Caetano, que teve a idéia de fazê-lo sob a forma de canção. Apesar da longa letra , expondo suas impressões sobre a cidade, foi composto em poucos minutos e , incluída no LP “Muito (dentro da estrela azulada)”, gravado no ano de 1978, não foi bem recebida por parte da crítica paulistana.

Mas a canção impressiona como uma sincera homenagem do artista à cidade que o acolheu tão bem no início de sua carreira, tornou-se um clássico  e difundiu a sigla que o povo consagrou : Sampa.

SUCESSO TOTAL


Na noite da última sexta-feira, dia 29, aconteceu a 12ª edição da festa “Gente de Mérito!” sob a batuta do nosso maestro Cesar Coletti, coadjuvado pela dedicadíssima Fernanda Ribeiro e toda a sua equipe. Acontecimento ímpar, coroado de sucesso, graças à garra, competência, bom gosto e  determinação em tudo o que se propõe a fazer, deste que é reconhecidamente também um dos mais inovadores profissionais do ramo da comunicação e informação de Franca.  O exemplo está aqui, no nosso JORNAL  DA FRANCA.

Queremos registrar nosso agradecimento pelo irrecusável convite e parabenizar não só a ele, mas também a toda a sua fantástica equipe . Trabalho perfeito em todos os sentidos.

Organização, bom gosto, enfim, sucesso total !

OS DIAMANTES DA FRANCA

Queremos agradecer imensamente à FEAC-Fundação Esporte, Arte e Cultura, nas pessoas de sua diretora de arte e cultura Karina Gera e de seu presidente, meu prezadíssimo  Prof. José Marcos Figueiredo Bertelli , pela honra da distinção com o troféu “Os Diamantes da Franca”, em noite de homenagens acontecida na última sexta-feira. O evento fez parte da semana de exposições denominada “Êta, Franca Boa!” . Em foco objetos, imagens , fotos e pessoas que , de uma forma ou de outra, contribuiram para a história da cidade.

Ficamos extremamente honrados e esperamos poder continuar fazendo por merecer tal distinção.

BENY CHAGAS MUSIC SHOW

Grandes originais e primorosas releituras. Tocamos Freddy Cole, Mel Tormé, Eliane Elias, Milt Buckner…Coisas que, NORMALMENTE, você não ouve por aí.

Sábado às 9h e domingo às 10h da manhã na Mais Brasil FM-Franca–SP-101,3 Mhz.

Sábado e domingo às 11h da manhã em www.radionovaip.com.br-Ribeirão Preto-SP.

Sábado e domingo às 12 e 20h em www.ponto1000.com- Ribeirão Preto-SP.

Aguarde os horários da Rádio Top Flash.

BENY CHAGAS Mr. FLASHBACK

O maior mix de super hits de 1950 a 1989 em todo o mundo !

Billy Paul, Otis Redding, Elvis Presley, Ringo Starr, Maria Alcina e muito mais !

Mais Brasil FM-Franca–SP-101,3 Mhz : sábado às 10 e domingo às 11h da manhã

Novaip.com.br – Rib. Preto-SP : sábado e domingo às 12 h

Ponto1000.com –Rib.Preto-SP : diversos horários.

Aguarde os horários da Rádio Top Flash e novos endereços.

Não abrimos mão de você!

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero