HISTÓRIAS DA MÚSICA BRASILEIRA

  • mmargoliner
  • Publicado em 23 de abril de 2016 às 19:49
  • Modificado em 23 de abril de 2016 às 19:49
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

DANILO, EDMUNDO E TAPAJÓS

São eles os responsáveis pela criação de uma das mais belas e conhecidas páginas da nossa MPB : “ANDANÇA”.

A música foi feita na casa da cantora Beth Carvalho que, como os três, ainda engatinhava na carreira artística.

Danilo Caymmi compôs a melodia da primeira parte e Edmundo Souto a da segunda. A parte que é usada no contracanto também leva a assinatura de Danilo. Coube a Paulinho Tapajós (falecido em 2013) fazer a letra, que trata da caminhada sem fim de um romântico andarilho:

“No passo da estrada/ só faço andar/ tenho a minha amada/ a me acompanhar/ vim de longe, léguas/ cantando eu vim/ vou, não faço tréguas/ sou mesmo assim/ por onde for/ quero ser seu par !”

Meio samba, meio toada, moderna e bem estruturada, “Andança” mostra certa influência do estilo de Milton Nascimento, uma tendência que pode ser observada nas músicas brasileiras  dos anos 60, principalmente em concorrentes aos festivais. O próprio Milton, em depoimento ao crítico, pesquisador e escritor Zuza Homem de Mello, em junho de 1969, afirmou  : “Não há muita diferença entre a minha música e a de Danilo e Dori, porque a gente faz a mesma coisa, de um modo geral. Menos na melodia e na letra, mais na harmonia e no ritmo”

Apresentada por Beth Carvalho  e os Golden Boys, “Andança” foi a terceira colocada na parte nacional do III FIC-Festival Internacional da Canção- e uma das mais aplaudidas pelo público.

E continua sendo cantada e aplaudida até hoje. E muito !

(Fonte : “A canção no tempo” – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello-Editora 34)

TALENTO  DE FRANCA

Na verdade, não posso deixar de afirmar que ela é de Patrocínio Paulista. Muitas traquinagens na nossa infância !

Nas noites de Franca ela deixou sua marca de grande intérprete de música brasileira . Muitos amigos hão de se lembrar de quando se apresentava no então “point” dos que gostavam de boa música “Boate e Restaurante Canecão”, na Rua Monsenhor Rosa, ao lado do nosso querido e saudoso baterista Raul de Barros, o “Cello” (momento da saudade, hein ?).

De não ficar quieta, parada, já rodou Brasil afora, virou “promoter”  e hoje é responsável por uma conceituada e premiada empresa de eventos envolvendo figuras da bossa, do blues e do jazz, do Brasil e do exterior . Tem trânsito livre junto a nomes como Leny Andrade, Roberto Menescal e por aí afora.

Eu falo de JUÇARA FIGUEIREDO, que acaba de me confirmar a realização do “CIRCUITO FEST BOSSA & JAZZ 2016”  em Mossoró e São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte, de 25 a 29 de maio.

O festival já virou referência regional e terá este ano as participações  da Brazuca Jazz, Nei da Conceição, Artur Menezes, Shawn Holt (filho do lendário Magic Slim), Simoninha e Leila Pinheiro. Nos próximos encontros, vou trazer mais informações a respeito desse e de outros eventos sob a responsabilidade da Juçara.

Quem for praquelas bandas nesse período já tem coisa pra lá de boa pra ver e ouvir.

BENY CHAGAS MUSIC SHOW

Grandes originais e primorosas releituras. Tocamos Sivuca, Glenn Frey, Queen Latifah, Steve Tyrell, John  Pizzarelli, Liza Minelli…Coisas que, NORMALMENTE, você não ouve por aí.

Sábado às 9h e domingo às 10h da manhã na Mais Brasil FM-Franca–SP-101,3 Mhz.

Sábado e domingo às 11h da manhã em www.radionovaip.com.br-Ribeirão Preto-SP.

Sábado e domingo às 12 e 20h em www.ponto1000.com- Ribeirão Preto-SP.

Aguarde os horários da Rádio Top Flash.

BENY CHAGAS Mr. FLASHBACK

O maior mix de super hits de 1950 a 1989 em todo o mundo !

Bobby Bloom, James Taylor, Wilson Simonal, Beth Carvalho, Johnny Rivers, Cliff Richard e muito mais !

Mais Brasil FM-Franca–SP-101,3 Mhz : sábado às 10 e domingo às 11h da manhã

Novaip.com.br – Rib. Preto-SP : sábado e domingo às 12 h

Ponto1000.com –Rib.Preto-SP : diversos horários.

Aguarde os horários da Rádio Top Flash e novos endereços.

Não abrimos mão de você!


+ zero