Guarda-roupa compartilhado por homens e mulheres vira tendência “genderless”

  • Entre linhas
  • Publicado em 7 de julho de 2017 às 18:09
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:15
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Segundo estilista, estilo revela um desejo de quebra da divisão de grupos, como um protesto fashion

Peças que transitam do feminino ao masculino, sem preconceito e com um ar de androgenia caracterizam o estilo genderless (“sem gênero”, em inglês), uma das tendências da moda atual.

Para a estilista Ana Secani, o estilo revela um desejo de quebra da divisão de grupos. É um protesto fashion que expressa sentimento de desprendimento e busca por igualdade e neutralidade. “É uma declaração enérgica do desejo de se libertar dos padrões impostos pela sociedade. É como um manifesto de liberdade em que a pessoa é o que quiser ser, sem rótulos, títulos, estereótipos, sem regras impostas”, comenta.

Segundo a estilista, o genderless manifestou-se primeiro por meio de peças como a calça boyfriend, que marcou uma abertura na moda contemporânea. Na sequência, vieram as camisas com florais delicados e bermudas dobradas acima dos joelhos para os homens, minimizando os traços masculinos. “A calça saruel com modelagem solta também representa esse universo genderless, assim como a calça skinny e as saias estilo escocesas, muito usadas por cantores de rap americanos”, cita Ana.
Para ela, o ponto forte do estilo é exatamente a androginia dos shapes.

Alfaiataria – Para explorar o universo, vale trabalhar visuais compostos com toques de alfaiataria. “É acertar de imediato”, afirma Ana.

Para dar um aspecto elegante, aposte na combinação com peças mais futuristas, criando o mood cool da produção. “Peças minimalistas sempre dão aspecto moderno e sem peso”, acrescenta.

O mix de cores quentes, como o vermelho na jaqueta e no tênis, acende o look dele, em contraste com os azuis da bermuda fit acima do joelho e da camisa

Ana sugere ainda buscar por peças com design de qualidade para energizar o visual. “Escolha uma solta ao corpo, combine-a com blazer de bom corte e um sapato de peso, como um coturno e muita atitude. Assim se consegue um look estiloso, refinado e democrático”, conclui.

ARTISTIC STYLE

No look dela, a pantacourt em tecido leve e estampado fica mais expressiva com a blusa black; a pashmina garante um clima outonal e o mocassim um ar masculinizado Nele, a pashmina floral age com feminilidade, imediatamente é equilibrada com a malha cinza mais sóbria; a pantacourt tem mood de artista com mente livre, e o sapato oxfort leva ao universo dandy.


+ Moda