Grupo Santa Casa de Franca conquista certificado por atuação no tratamento de AVC

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 3 de setembro de 2021 às 16:30
  • Modificado em 3 de setembro de 2021 às 17:58
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em constante busca pela excelência nos resultados desenvolvidos, instituição recebe certificação por excelência em protocolos para AVC

Equipe do Grupo Santa Casa de Franca que recebeu a certificação “Stroke Ready”, concedida pela Angels Awards

O Grupo Santa Casa de Franca recebeu a certificação “Stroke Ready” que reforça a busca contínua pela excelência no trabalho voltado ao tratamento de pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A certificação é concedida pela Angels Awards e possui o intuito de garantir o aumento do número de centros capacitados para o tratamento do AVC, oferecendo suporte para implementação de protocolos na área.

Em agosto de 2019, a instituição recebeu a habilitação da Rede AVC e certificação para atendimento de urgência a pacientes de AVC – e evoluiu rapidamente na aplicação dos protocolos, culminando com essa conquista tão importante.

“Esta certificação da Angels é emitida mediante avaliação da performance, de acordo com avaliação dos resultados dos indicadores de qualidade do Grupo Santa Casa de Franca (tempos de porta agulha, terapia de reperfusão, triagem de disfagia, realização de exames de imagem e tratamento)”, afirmou a gerente assistencial Ana Carolina Botto Paulino.

Avaliação trimestral

Segundo ela, os resultados do hospital são informados mensalmente ao site do programa, sendo avaliados e reconhecidos trimestralmente.

Desta forma, fica assegurado aos pacientes e à comunidade a qualidade e segurança na assistência hospitalar a esta classe de pacientes.

“Isso é o resultado do engajamento das equipes profissionais e do comprometimento ao cumprimento das políticas e protocolos institucionais, além de sinalizar a existência de uma cultura interna de educação continuada”, disse.

Thaísa Mourão Vasconcelos Mattos, médica especialista em Neurologia da Santa Casa, acrescentou que “estas certificações têm grande importância para o reconhecimento do hospital no tratamento rápido e eficaz para o AVC”.

A médica, que é mestre em neurologia, explica que “elas validam a sincronia e o preparo de toda a equipe do AVC no atendimento ao paciente que chega ao pronto atendimento com sintomas desta enfermidade. Cada minuto faz  diferença para o paciente que está sofrendo uma isquemia cerebral, e implica diretamente na sua recuperação”.

Conquista fortalece a importância do trabalho multidisciplinar

Os reconhecimentos conquistados pelas equipes do Grupo Santa Casa de Franca são possíveis graças ao empenho contínuo dos colaboradores e médicos da instituição que trabalham com agilidade, segurança, cuidado e união em prol do paciente.

“Quando iniciamos o protocolo de AVC começamos a realizar treinamentos, conscientizando a equipe, desde a recepção até a enfermagem”, diz Tânia Marchezin, fisioterapeuta responsável pela UTI.

Segundo ela, “os profissionais puderam comprovar os benefícios para os pacientes, e hoje vemos a união dos profissionais, a agilidade e precisão com que realizam os procedimentos, proporcionando aos pacientes menos sequelas do AVC”.

“É gratificante constatarmos que o paciente melhorou, foi para casa sem sequelas e que nós contribuímos para isso acontecer”, relata Tânia Marchezin. 

O AVC é a uma das principais causas de incapacidade em adultos 

Para o presidente voluntário do Grupo Santa Casa de Franca, “ser reconhecido como um centro capacitado para atender essa demanda é imensamente gratificante”.

Ele explica que todo reconhecimento demonstra que a gestão do Grupo Santa Casa de Franca tem focado todos os esforços em melhoria contínua e busca de excelência, contando com profissionais comprometidos com esta visão.

“Além disso, a população de Franca e outros 21 municípios da região por nós atendida, é a principal contemplada nesse processo”, conclui Tony Graciano.

Projeto Angels

O Projeto Angels é uma iniciativa mundial de aperfeiçoamento no atendimento a pacientes com Acidente Vascular Cerebral agudo, proposta pela Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares.

O objetivo do Projeto é a sensibilização e a capacitação do reconhecimento do AVC não só pela equipe assistencial, mas também pelo setor administrativo.

Quando há melhor reconhecimento dos sinais e sintomas do AVC pelas pessoas, o tratamento é favorecido e o paciente sempre tem mais chances de recuperação.

Visita diagnóstica

O Projeto Angels possui várias etapas: primeiramente, há uma visita diagnóstica para conhecimento dos processos de qualidade e como é feito o atendimento na teoria e na prática.

Em seguida, são elaborados os treinamentos teóricos de capacitação de todos os núcleos envolvidos (o que foi realizado nos hospitais do Grupo Santa Casa de Franca).

Posteriormente, há um trabalho de monitoria mensal durante 1 semestre para que o hospital possa conquistar esta certificação.


+ zero