Grupo Escuta Ativa, que combate a violência doméstica, será homenageado na Câmara

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 24 de junho de 2022 às 15:00
  • Modificado em 24 de junho de 2022 às 15:10
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O trabalho feito pelo “Escuta Ativa” dá a condição para que as mulheres busquem auxílio inclusive pelo WhatsApp

O trabalho feito pelo “Escuta Ativa” dá a condição para que as mulheres busquem auxílio inclusive pelo WhatsApp

Será prestada uma homenagem, na próxima segunda-feira, na Câmara de Franca, a um grupo que realiza um importante trabalho de defesa dos direitos da mulher e combate à violência doméstica, o Escuta Ativa.

A iniciativa é do vereador Daniel Bassi e será realizada nesta segunda-feira com base em Moção de Aplausos aprovada em Plenário pela Câmara de Franca.

O evento acontece a partir das 18h45 no Plenário da Câmara Municipal e também deverá contar com a presença da vereadora Lurdinha Granzotte, procurada da Mulher da Câmara de Franca.

O histórico

O Escuta Ativa é um trabalho relativamente recente, completou recentemente um ano, mas com grandes conquistas alcançadas pelo relevante trabalho realizado.

Em fevereiro de 2021, o Escuta Ativa realizou seu primeiro atendimento. De lá para cá, 194 mulheres, todas vítimas de violência, mantiveram contato com o grupo através do aplicativo WhatsApp.

São mulheres da cidade de Franca, municípios vizinhos, de outras regiões e até mesmo de outros Estados, como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná.

Especificamente em Franca, o grupo realizou buscas ativas, bem como manteve o contato com mais de 69 mulheres, vítimas de violência, com processos criminais em andamento. Ofereceram acolhimento, apoio, esclarecimentos e canais de comunicação com o Ministério Público, entre outros serviços.

Em julho de 2021, com o apoio da Escola Superior do Ministério Público, realizou dois dias de palestras sobre Desafios no Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes.

Em parceria com a Comissão de Combate da Violência contra Mulher da OAB-Franca, o grupo Escuta Ativa visitou Escolas Públicas de Franca, nas quais orientaram os jovens estudantes.

Também neste ano de trabalho, orientou diversos profissionais, voluntárias e voluntários, tornando-os aptos ao atendimento de mulheres e familiares em situação de violência doméstica. Investiram na capacitação dessas pessoas por meio de palestras e cursos.

“Durante a pandemia, os voluntários organizaram palestras on-line disponibilizando-as aos municípios de Ribeirão Corrente, Londrina e Bauru, bem como para a Frente Parlamentar de Combate ao Abuso e Violência Doméstica da Assembleia Legislativa de São Paulo”, disse Daniel Bassi.

O parlamentar ainda citou o trabalho conjunto com encontros com a Justiça, Legislativo, Polícia Militar, Polícia Civil, Serviço Social, de Saúde e Educação. E ressaltou ‘hoje, somam mais de 2600 pessoas atuantes na rede do Escuta Ativa, possibilitando a expansão da informação qualificada a longas distâncias e a quem necessita’

Na Câmara

Em agosto de 2021, a Câmara Municipal, a convite da vereadora e procuradora da Mulher, Lurdinha Granzotte, recebeu Carolina Gonçalves de Oliveira Escavassini, que é uma das coordenadoras da Comissão de Combate à Violência contra Mulher da OAB de Franca e idealizadora do grupo.

Ela utilizou a Tribuna para falar sobre os projetos realizados e da rede de proteção criada no município para atendimento das vítimas.

Também foi apresentado aos parlamentares o trabalho que conta com apoio do Ministério Público na elaboração da cartilha ‘Mulher, vire a página’ e que neste ano teve o lançamento de sua segunda edição. O conteúdo traz orientações sobre as principais formas de violência doméstica e familiar, e os equipamentos disponíveis para atendimento das vítimas de violência doméstica, assim como os canais de atendimento.

Contato

O trabalho feito pelo “Escuta Ativa” dá a condição para que as mulheres busquem auxílio por sistemas à distância como, por exemplo, Whatsapp (16) 99184 4403 e o Instagram @institutoescutativa.

Daniel Bassi convida a todos interessados para prestigiem o evento nesta segunda-feira, 27 de junho.

“Antecipo o nosso mais profundo agradecimento a todas as pessoas que contribuíram com as ações nesse primeiro ano de atividade, especialmente, às mulheres e familiares vítimas de violência que confiaram na busca de ajuda e orientação”, disse o vereador.


+ Política