Grupo de indústrias de calçados fará missão na Colômbia visando aumentar vendas

  • Marcia Souza
  • Publicado em 13 de outubro de 2022 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Fabricação de calçados segue como uma das principais atividades econômicas de Franca

Fabricação de calçados segue como uma das principais atividades econômicas de Franca

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações do setor mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), está com inscrições abertas para a Missão Colômbia.

A iniciativa ocorre entre janeiro e fevereiro do próximo ano e prevê showroom nas cidades de Calí (30 a 31/01/23) e Bogotá (02 e 03/02/23). A expectativa é que empresas de Franca também participem, uma vez que a fabricação de calçados segue como uma das mais importantes atividades econômicas da cidade.

As expectativas para o evento são positivas. Segundo a analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Carla Giordani, o bom momento para as exportações brasileiras de calçados, principalmente para os vizinhos latino-americanos, deve gerar bons negócios durante a Missão.

“Na missão mais recente, em julho, tivemos um termômetro bastante positivo, com mais de US$ 1,7 milhão em negócios. A tendência é que as exportações sigam em crescimento para o próximo ano”, projeta a analista.

Exportações em alta

Dados elaborados pela Abicalçados apontam que, entre janeiro e agosto, foram embarcados 97,57 milhões de pares, que geraram US$ 880,88 milhões, receita 62,7% maior do que a registrada no mesmo período de 2021.

Os vizinhos latino-americanos têm sido determinantes para a performance positiva. Dos dez principais destinos do calçado brasileiro no exterior, sete são do continente.

No caso da Colômbia, país que receberá a Missão Comercial dos calçadistas, os embarques cresceram 44% no período, na relação com o mesmo intervalo do ano passado, somando US$ 24,76 milhões em receitas geradas.

Matchmaking

A Missão Comercial terá showroom organizado pela Abicalçados em hotéis nas cidades de Calí e Bogotá, com espaços individuais para cada empresa participante, e um evento de relacionamento com a imprensa local (Photocall), que será realizado no dia 02/02, em Bogotá.

A ação contará, ainda, com matchmaking, que são reuniões pré-agendadas cruzando a demanda dos compradores com a oferta dos calçadistas, o que traz maior assertividade para os negócios.


+ Economia