Governo paulista anuncia para dezembro fim de máscara obrigatória em espaço aberto

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 5 de novembro de 2021 às 10:00
  • Modificado em 5 de novembro de 2021 às 10:21
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Governo paulista anunciou que a obrigação do uso da proteção em espaços abertos deve chegar ao fim no início de dezembro

O fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços abertos e sem aglomerações em todo Estado de São Paulo está previsto para o dia 1º de dezembro.

O anuncio foi feito nesta quarta-feira (3) pelo Comitê Científico da Covid-19, ligado ao governo estadual.

A meta é que até a última semana epidemiológica de novembro, o estado tenha chegado a 75% da população com vacinação completa.

Se os números diários de novos casos, internações e covid-19 continuarem em queda, há grande possibilidade de flexibilização.

Flexibilização

Segundo o virologista da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, Benedito Lopes Fonseca a decisão do Comitê foi acertada, mas ele esperaria um pouco mais para esta flexibilização.

Em declaração ao jornal A Cidade On, de Ribeirão Preto, ele diz que “esperaria um pouco mais para ter a certeza de que teremos uma porcentagem maior de pessoas vacinadas com duas doses. 70% de vacinados, mais a porcentagem de infectados que sobreviveram, teremos uma taxa de proteção acima de 80%”.

Segundo ele, “isso já é suficiente para que tenhamos uma imunização coletiva”.

“Está na hora de começar a pensar em liberar o uso de máscaras, mas ela diminui a circulação do vírus. Então eu faria a partir de janeiro”, complementa.


+ Saúde