Governo libera Carreta da Mamografia a quatro cidades: Franca aguarda confirmação

  • Marcia Souza
  • Publicado em 17 de setembro de 2021 às 18:00
  • Modificado em 17 de setembro de 2021 às 18:20
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Vereadores Donizete da Farmácia e Daniel Bassi pediram inclusão de Franca ao vice-governador Rodrigo Garcia

Donizete da Farmácia e Daniel Bassi

Vereadores Donizete da Farmácia e Daniel Bassi pediram inclusão de Franca ao vice-governador Rodrigo Garcia

O Governo do Estado de São Paulo leva as carretas do programa estadual “Mulheres de Peito” a quatro cidades neste mês, incentivando mulheres do interior e da Grande São Paulo a realizar mamografias para diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama.

Osasco, Presidente Prudente, Franco e da Rocha e Marília são os primeiros a municípios a receber o serviço neste momento de retomada, possível graças à queda dos indicadores da pandemia de COVID-19.

As carretas permanecerão por 15 dias em cada localidade. Os dois primeiros destinos são as cidades de Osasco e Presidente Prudente, ambas a partir do dia 8 de setembro. Na sequência, Franco da Rocha e Marília recebem a iniciativa entre os dias 20 de setembro e 2 de outubro.

O que é?

A iniciativa oferece mamografias gratuitas e sem necessidade de pedido médico ou agendamento para mulheres de 50 a 69 anos. Basta apresentar RG e cartão SUS para ser atendida.

Nesta retomada, serão realizados inicialmente 2,2 mil exames de mamografia gratuitos por mês. Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeita de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, conforme as particularidades de cada caso.

As pacientes fora da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde para rastreamento do câncer de mama também podem utilizar o serviço. Neste caso, é preciso apresentar pedido médico, além de RG e cartão SUS.

Franca vai receber

Um pedido para a inclusão de Franca no roteiro da Carreta da Mamografia foi entregue diretamente ao vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia.

A solicitação partiu dos vereadres francanos Donizete da Farmácia e Daniel Bassi e foi entregue também ao deputado federal Arnaldo Jardim e ao diretor da DRS de Franca, Marcelo Mian.

“O vice-governador se comprometeu a incluir Franca, uma vez que esses exames são muito importantes para a saúde das mulheres”, afirmou Bassi.


+ Política