Governador Zema ainda estuda liberar setores do comércio em Minas

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 30 de março de 2020 às 18:55
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:33
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

​O impacto do fechamento do comércio e de outras atividades preocupa o governador, que estuda o assunto

Alguns setores da economia mineira poderão voltar a funcionar a qualquer momento, após terem sido paralisados no combate à disseminação do novo coronavírus (Covid-19). 

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou que a partir desta segunda-feira (30) começaria a ser realizado um estudo para verificar o que é possível fazer nesse sentido em todo o Estado.

No entanto, ele não definiu datas, quais segmentos poderão regressar às atividades e nem discriminou quais municípios deverão entrar nessa medida. 

“Isso será feito com o maior critério, estando sujeito a ser desfeito caso a gente perceba que os índices de novo infectados pelo coronavírus estejam aumentando”, disse ele, salientando que “será algo no condicional, não é uma via de caminho único”.

De acordo com o governador, há um otimismo em relação à possibilidade de liberar algumas atividades em determinadas regiões do Estado. 

Além disso, ele frisou que está havendo um custo social muito grande com a questão do isolamento e com a suspensão de vários ramos do comércio.

“Minas Gerais, por ser um Estado muito grande, por ter realidades muito distintas, o coronavírus se espalhou de forma muito desigual”. 

“Não seria justo todas as cidades receberem o mesmo tratamento. Seria como se tivéssemos pessoas com 42, 40 e 38 graus de febre e nós estivéssemos dando a mesma dosagem de medicamento para todos. Então, a dosagem pode mudar”, disse ele.

Medidas de segurança

De acordo com Romeu Zema, já será solicitado nesta semana aos sindicatos patronais e de trabalhadores que comecem a estabelecer medidas de segurança para os empregados voltarem às atividades que poderão ser reativadas. 

“Não queremos nenhum funcionário exposto a riscos”, falou ele, que lembrou, ainda, que “a vida humana é em primeiro lugar”.

O governador de Minas Gerais garantiu que toda ação passará pelo crivo da Secretaria da Saúde e será alinhada com os prefeitos.

“A Secretaria da Saúde e os prefeitos serão peças fundamentais neste momento. Se o prefeito julgar que a cidade dele não deve ser liberada porque está havendo um foco, isso vai ser, é lógico, levado em conta aqui por nós.

“Não faremos nada descabido, sem análise profunda, nada que coloque em risco a vida das pessoas”.

Romeu Zema também ressaltou que haverá todo um acompanhamento dos casos de coronavírus no Estado para o alinhamento das ações.

“Vamos acompanhar a curva de novos casos. Se essa curva estiver dentro de uma normalidade, esse processo de reabertura continuará. Se observarmos que essa curva está muito inclinada para cima, que está acelerando a incidência de novos casos, nós vamos, talvez, até reverter esse processo”, mencionou.


+ Política