Google: de Pokémon Go a Covid, buscas mostram que já estivemos melhores

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 9 de dezembro de 2020 às 19:17
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Neste ano, no Brasil, coronavírus foi a palavra com o maior crescimento nas buscas realizadas no site

O mundo em meio a uma pandemia, evidentemente, já foi um lugar mais fácil em que viver. As informações são da Agência Folhapress.

Fossem as buscas no Google um espelho dos interesses e angústias do ser humano, o retrospecto das palavras que a cada ano tiveram os maiores crescimentos nas pesquisas do buscador nos faria ter saudades do que nos entretinha ou preocupava.

Neste ano, claro, no Brasil, coronavírus foi a palavra com o maior crescimento nas buscas realizadas no site, de acordo com informações divulgadas nesta quarta-feira (9) pelo Google. 

“Auxílio emergencial” aparece na sequência, seguida por “eleições 2020” – pode significar alguma coisa para os comandantes de plantão?

Para se ter uma ideia das mudanças no tempo, em 2016 a palavra ou termo que mais cresceu nas pesquisas do Google foi: Pokémon Go, um jogo eletrônico que, a depender dos seus interesses, ou você sabe bem do que se trata ou faz apenas uma vaga ideia.

Em 2017, “Big Brother Brasil” -goste você ou não, sabe o que é.

No ano seguinte, Copa do Mundo, a da Rússia. E, no ano passado, Copa América. Alguma dúvida de que já estivemos melhor? Isso, considerando que as buscas no Google possam ser um espelho dos interesses etc…

A lista das palavras ou termos que tiveram os maiores crescimentos, em 2020, é esta:

  1. Coronavírus
  2. Auxílio emergencial
  3. Eleições 2020
  4. Eleições EUA
  5. BBB20
  6. Copa do Brasil
  7. Google Classroom
  8. Flamengo x São Paulo
  9. Classificação Brasileirão Série A
  10. NBA

Só por curiosidade, a lista dos anos passados é dividida em algumas categorias, entre elas os “por quês” e os “o quês”. Em 2019, “Por que o WhatsApp parou de funcionar” ocupa o topo da primeira.

“O que é libido” foi a que mais cresceu na segunda. Assim, 2020 pode ter sido ainda mais difícil para quem apenas descobriu o significado da palavra no ano passado.


+ Tecnologia