Gatos: tudo o que você precisa saber antes de ter um em casa

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 25 de fevereiro de 2024 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Médica veterinária lista os cuidados e itens necessários para garantir uma tutela responsável; confira quais são

Os gatos têm conquistado cada vez mais espaço nos lares e corações – foto Freepik

 

Divertidos e engraçados, os gatos estão conquistando cada vez mais espaço nos lares e nos corações dos brasileiros.

O último Censo Pet do Instituto Pet Brasil revelou que o número de gatos ultrapassou 27 milhões. A preferência pelo felino cresceu 6% no país, enquanto o número de cães subiu 4%.

Bons companheiros, os gatos têm impacto positivo na saúde mental dos tutores. No entanto, a médica veterinária Ana Elisa Arruda Rocha alerta que é preciso preparar o lar antes de recebê-los.

“Os gatos dão a ‘falsa’ impressão de serem mais independentes, mas, assim como outros pets, precisam de cuidados em relação à sua saúde, à segurança e ao bem-estar”, explica a profissional.

Prepare o lar

Antes de ter um gato em casa é preciso analisar todas as responsabilidades e os gastos associados ao novo membro da família.

O primeiro aspecto é confirmar se a família tem tempo e disposição para se dedicar a um animal de estimação.

A médica veterinária Ana Elisa Arruda Rocha lembra que preparar o ambiente e ter a infraestrutura necessária para que o pet se sinta seguro e acolhido é fundamental. Cuidar de um filhote pode ser desafiador durante a fase de adaptação.

“É importante levar o novo pet para uma consulta preventiva. O médico veterinário é um grande aliado nessa hora e ajuda a esclarecer todas as dúvidas dos tutores, além de dar as orientações necessárias para um bom convívio”, avisa.

Cuidados considerados essenciais

– Estime os recursos financeiros e o tempo que você terá disponíveis para os cuidados com o gato. A expectativa de vida desses pets é de 15 a 20 anos.

– Tenha os suprimentos essenciais para receber um gato em casa: toca ou cama confortável, arranhadores, escaladores ou prateleiras, alimentação adequada para a idade, caixa de areia e tijelas para comida e água.

– Tenha uma caixa de areia para cada gato da casa e uma extra. As caixas devem ser espaçosas, profundas e com substrato suficiente para que eles consigam enterrar as fezes. Escolha uma areia sanitária que seja o mais parecida possível com a areia natural.

– Mantenha água limpa e fresca sempre disponível. Escolha potes de água e comida com boca larga. Os gatos não gostam de encostar os bigodes nas bordas enquanto bebem ou comem.

– Ofereça alimentação adequada para gatos. Invista em alimentos úmidos (patês para gato) e proteínas de origem animal, como peito de frango e carne bovina. É importante que, desde filhotes, eles se acostumem a diferentes texturas de alimentos.

– Se já tiver um gato na casa, antes de aproximá-los é importante fazer exames para identificar eventuais doenças transmissíveis entre eles. Deixe o novo gato em quarentena e faça a adaptação gradativa.

– Reunir vários gatos em um mesmo ambiente pode gerar estresse e dificuldades de adaptação e relacionamento entre eles.

A dica para quem deseja ter mais de um gato é adotar, juntos, animais que já se davam bem, estimulando essa convivência em grupo.

Dicas que contribuem para a adaptação

– Use brinquedos e petiscos para auxiliar no desenvolvimento do seu pet. Filhotes aprendem melhor e mais rápido. –

– A socialização deve acontecer principalmente até os quatro primeiros meses de vida.

– Faça a microchipagem ou coloque uma coleira com placa de identificação e informações de contato.

– Tenha uma caixa de transporte para levar o gato ao veterinário, em viagens ou passeios.

– Bloqueie o acesso do gato a possíveis rotas de fuga ou locais perigosos, como prateleiras com produtos de limpeza, vasos de planta ou fios elétricos.

– Converse com o médico veterinário sobre alimentação, comportamento, bem-estar, vacinas, antipulgas, vermífugos e castração.

– Mantenha opções de locais de descanso pela casa. Gatos adultos chegam a dormir até 20 horas.

– Arranhadores e prateleiras são itens importantes para quem convive com gato. Sem isso, a tendência é que ele arranhe móveis e acabe subindo em locais inadequados.

– Instale proteção nas janelas e sacadas. Ativos e curiosos, os gatos têm facilidade para escalar e podem cair de locais altos.

– Dedique um tempo para dar atenção e brincar com o seu gato. Brinquedos simples, como bolas de papel e caixas de papelão são ótimos recursos para manter o pet feliz e saudável.

– O contato com a natureza é muito importante, por isso, deixe seu gato brincar ao ar livre. Escolha momentos do dia mais tranquilos para o passeio, com coleira e longe de predadores.

Adote todos esses hábitos desde cedo, preferencialmente antes dos quatro meses de vida.

*Informações Alto Astral


+ Pets