Gato fez xixi no sofá? Veja como tirar o cheiro e mais dicas para quem tem pet!

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 2 de janeiro de 2022 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Se você tem pet em casa, é muito provável que já tenha precisado limpar urina, bolas de pelos e outras sujeiras que ficam acumuladas nos sofás e outros móveis

Quem tem pet em casa tem que lidar com diversos tipos de sujeiras por todo lugar

 

Se você tem pet em casa, é muito provável que já tenha precisado limpar urina, bolas de pelos e outras sujeiras que ficam acumuladas nos sofás e diferentes estofados.

Mas sabia que existem produtos – como vinagre e bicarbonato – e truques que ajudam bastante nessa missão?

Para te ajudar, veja dicas de como tirar cheiro de urina de gato do sofá, do colchão, como remover os pelos dos móveis com facilidade e deixar a casa impecável. É só continuar lendo!

1. Como tirar cheiro de urina de gato do sofá

Antes de tudo, o mais importante é agir para tirar a mancha de urina o mais rápido possível. Assim, você evita que o cheiro fique impregnado no sofá.

Por isso, o ideal é passar primeiro um pano ou papel toalha para absorver a urina. Caso a mancha de xixi já esteja seca, basta passar para a etapa de mistura caseira.

Faça uma solução de vinagre, bicarbonato de sódio e detergente

– Em um recipiente, coloque 300 ml de água, 150 ml de vinagre branco e 1 colher de sopa de detergente neutro. Agite suavemente a mistura e borrife na mancha de urina. Esfregue com um pano ou escova e deixe atuar por 10 minutos;

– Em seguida, despeje bicarbonato de sódio no local (o suficiente para cobrir toda a mancha) e espere entre 25 e 30 minutos. Assim, o bicarbonato consegue absorver a sujeira e ainda remover o cheiro forte;

– Passe um pano para tirar o excesso de bicarbonato e, em seguida, um aspirador de pó;

– Esfregue o local com uma flanela levemente umedecida e, depois, com um pano seco. Espere secar normalmente e prontinho!

Obs.: vale destacar que tem como tirar o cheiro de urina de gato do sofá fazendo a clássica mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. Ou seja, caso o cheiro esteja muito forte, o ideal é aplicar essa solução no local e deixar agir por alguns minutos.

2. Dicas de como tirar pelo de gato do sofá

Quando se trata de tirar pelo de gato do sofá ou de qualquer outro estofado, é muito importante usar alguns acessórios (como luvas e panos) que ajudam a fazer uma limpeza mais eficiente.

O ideal é que você faça isso toda semana para que o acúmulo de pelos não fique tão grande e os ambientes se mantenham bem limpos. Confira as nossas dicas:

Use luvas molhadas

Para remover os pelos com mais facilidade, uma boa dica é vestir um par de luvas de látex.

Após vesti-las, molhe-as um pouco na pia e, então, esfregue o sofá. Assim, os pelos ficam grudados no látex e saem com bastante facilidade. Bem simples, né?

Recorra ao aspirador de pó

O aspirador de pó é outro item auxiliar que ajuda a remover bastante os pelos de sofás, poltronas, almofadas e diferentes estofados.

Aqui, o ideal é que você use um bocal menor para sugar os pelos com mais eficiência. Após aspirar todos os pelos do sofá, o ideal é também passar um pano úmido com uma solução de água + detergente neutro para que o estofado fique bem limpo.

Utilize rolos removedores de pelos

Você sabia que existem rolos removedores de pelo que servem justamente para quem tem pet em casa?

Eles contêm um tipo de cola por toda a extensão, o que faz com que os pelos fiquem colados sempre que você passa o rolo na superfície. Esse tipo de removedor de pelos serve para limpar sofás, poltronas e até roupas com mais facilidade.

Obs.: você também pode usar uma fita adesiva para tirar o excesso de pelo do sofá e, depois, passar um pano úmido para terminar o serviço.

3. Como limpar urina de gato do colchão

Você sabia que tem como tirar urina de gato do colchão usando uma mistura caseira bem simples?

Quando se trata de remover a mancha e ao mesmo tempo o cheiro, a combinação de vinagre com bicarbonato é considerada uma das mais efetivas.

No entanto, para que o colchão fique cheiroso, o ideal é também colocar um pouco de sabão líquido com aroma de lavanda, coco e outros que dão um toque perfumado.

Primeiro, aplique vinagre branco na mancha de urina

Para começar, borrife um pouco de vinagre branco no local da mancha e espere cerca de 15 minutos para que ele consiga neutralizar o cheiro de urina.

O ideal é fazer essa limpeza no sol, pois os raios solares também contribuem para eliminar os ácaros, o cheiro forte e aceleram o processo de secagem.

Prepare uma mistura de água, sabão líquido e bicarbonato

Agora que o vinagre já fez uma limpeza inicial, chegou a hora de preparar uma mistura caseira desinfetante e cheirosa para eliminar a urina de vez.

Em um recipiente, misture 1 litro de água, 1 colher de sopa cheia de bicarbonato de sódio e 1 colher de sopa de sabão líquido.

Agite bem essa solução e, em seguida, aplique na mancha da urina. Esfregue com um pano ou uma escova e, se precisar, coloque mais um pouco de produto.

No final, passe um pano umedecido para retirar o produto, use uma flanela seca para remover o excesso de umidade e, então, deixe o colchão secar completamente no sol.

4. Saiba como tirar cheiro de gato do ambiente e manter a casa limpa

Se você gosta de manter a casa sempre cheirosa, aqui vai uma boa notícia: tem como tirar cheiro de gato do ambiente com a ajuda de aromatizadores. Mas, além de perfumar a casa, você também deve fazer uma faxina frequente.

Use o aspirador de pó para tirar os pelos dos tapetes, móveis e diferentes objetos da casa. Além disso, use produtos de limpeza que sejam inofensivos para o pet (como álcool, detergente e sabão), evitando produtos abrasivos, por exemplo, que podem causar alergias nos animais.

Depois de fazer uma limpeza caprichada, você pode posicionar aromatizadores de ambiente em pontos estratégicos da casa, onde o cheiro do gato tende a ficar mais forte.

*Informações Casa Prática Qualitá


+ Pets