Gaeco e PRF cumprem mandados contra quadrilha que falsificava agrotóxicos em Franca

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 17 de agosto de 2022 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ao todo, são 32 ordens judiciais, entre elas oito de prisão, contra membros de organização criminosa na Operação “Piratas do Agro.” Diligências também são realizadas em Ribeirão Preto, Cristais Paulista e Igarapava.

 

Policiais do Gaeco e Polícia Rodoviária Federal  realizaram força-tarefa em Franca na manhã desta quarta-feira, 17 – foto divulgação Gaeco

 

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público, e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizam nesta quarta-feira (17) uma força-tarefa de combate à falsificação de agrotóxicos em Franca.

A previsão é de que os agentes cumpram oito mandados de prisão temporária e 24 de busca e apreensão em Franca, Cristais Paulista, Ribeirão Preto e Igarapava na Operação “Piratas do Agro”.

As ordens judiciais são contra membros de uma organização criminosa que atua no comércio ilegal de defensivos agrícolas, além de ser investigada por crimes como lavagem de dinheiro e falsidade ideológica em documentos público.

Agentes cumprem mandados em Franca, Igarapava, Ribeirão Preto e Cristais Paulista – foto Isabela Diógenes / EPTV

 

A Justiça, por meio da 2ª Vara Criminal de Franca, também autorizou bloqueio de bens dos investigados.

Os trabalhos têm apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A quadrilha começou a ser investigada em 2020, inclusive com a apreensão de cargas de agrotóxicos adulterados.

Ao longo das diligências, os agentes apontaram a existência de um grupo com núcleos diferentes visando a atuação criminosa, desde pessoas dedicadas à parte financeira da organização até a falsificação, além de prejuízos, em âmbito nacional, não só a produtores rurais como ao meio ambiente e à saúde pública.

*Informações G1


+ Cotidiano