Fussol lança cursos especiais de Natal com 150 vagas em Franca; confira!

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 4 de outubro de 2023 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cursos são gratuitos e uma excelente oportunidade de conseguir uma renda extra para o período das festas de fim de ano

Cursos são gratuitos e uma boa oportunidade de renda extra

 

O Fundo Social de Solidariedade (Fussol) mais uma vez está se antecipando às festividades natalinas, lançando uma grade de cursos com a oferta de 150 vagas.

As inscrições começam nesta quarta-feira, 4, a partir das 10h, de forma on-line, no link da Prefeitura: https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/.

Os cursos são gratuitos, com o objetivo de oferecer complementação da renda familiar.

Serão ministrados, começando no próximo dia 16, no formato de 5 Workshops, com as temáticas ‘Ornamental Natalina’, ‘Costura Criativa de Natal’, ‘Intensivo na Arte de Pregar Ziperes’, ‘Ecobag’ e ‘Bijuterias em Pedra’, com 15 vagas em cada um.

Para participar, a pessoa deve ter 18 anos ou mais e, no caso do aprendizado com tecidos, ter noções de costura em máquina doméstica.

Os cursos serão ministrados na sede do Fundo Social de Solidariedade, na Avenida Champagnat, 1808, no Colégio Champagnat.

Daniela Helena Liberato Silva, do Parque do Horto, é uma das alunas que está fazendo o Curso de Panetone.

Comerciante, casada e mãe de um filho, participou de outros dois, de Ovos de Páscoa e Salgados e está conseguindo uma renda extra.

Ela afirma que, além de serem gratuitos, os cursos são ótimos, pois oferecem dicas de grande importância para quem valoriza os produtos de qualidade e fresquinhos. “Estou me preparando para no final do ano, vender meus primeiros panetones caseiros”, disse.

Com as 150 novas vagas dos cursos especiais de Natal, o número de alunos chegará próximo a 800. Atualmente, o Fundo está com dezenas de cursos em andamento, com mais de 620 pessoas em atividade.

Confira a relação completa das turmas, datas, horários:

Ornamentação Natalina

No primeiro Workshop ‘Ornamentação de Natal’, turmas I e II, o aluno aprenderá a fazer Bolas e Árvores de Natal, Guirlandas (todas em Patchwork), uma técnica que envolve a junção de tecidos por meio de pontos para formar uma peça maior.

Além de garantir um resultado bonito e atraente, a pessoa reaproveita as sobras de retalhos.

As aulas estão previstas para começar no dia 16, deste mês, seguindo até 13 de dezembro, às segundas e quartas-feiras, das 8 às 11h, na sede do Fussol (Av. Champagnat, 1808, Centro).

A turma II terá as aulas nos mesmos dias e local, só que no período da tarde, das 14 às 17h.

Costura Criativa de Natal

O segundo Workshop, também com duas turmas de 15 participantes, ocorrerá no mesmo local, onde as pessoas aprenderão a confeccionar toalhas de mesa retangular, redonda e Sousplat (peça que é utilizada sob os pratos, criando uma forma de proteção a toalha de mesa).

A primeira turma terá aulas entre os dias 16 de outubro e 6 de novembro, no período noturno, das 19 às 22h, às segundas e quartas-feiras.

O segundo grupo terá aulas entre os dias 8 de novembro e 11 de dezembro, também às segundas e quartas-feiras, das 19 às 22h.

Arte de Pregar Zíperes

No Workshop Intensivo sobre a ‘Arte de Pregar Zíperes’, a pessoa vai aprender não só a pregar, como outras técnicas como a do Zíper Invisível, o tradicional e demais segredos desta prática.

Para esse aprendizado, serão formadas 3 turmas com 15 vagas cada uma, nas seguintes datas e horários:

Turma 1 – de 17 de outubro a 5 de dezembro, terças-feiras, das 8 às 11h
Turma 2 – no mesmo período e dias, das 14 às 17h
Turma 3 – de 14 de novembro a 12 de dezembro, às terças e quintas-feiras, das 19 às 22h.

Ecobag

Neste Workshop, o interessado irá confeccionar bolsas em algodão cru, com 2 turmas de 15 alunos cada uma, com as aulas começando no dia 19, deste mês.

Turma 1 – de 19 de outubro a 14 de dezembro, às quintas-feiras, das 8 às 11h.
Turma 2 – mesmo período e dia, das 14 às 17h

Bijuterias em Pedra

Também com 15 vagas e na sede do Fussol, o último Workshop será sobre ‘Como Produzir Bijuterias em Pedra’, composto por uma turma e 15 vagas, com aulas previstas para começar no dia 20, deste mês, sempre às sextas-feiras até o dia 15 de dezembro, das 8 às 11h.

Outras informações, poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3711-9311, no Fundo Social de Solidariedade.


+ Ação Social