Friozinho registrado durante a semana dará vez a calorão em Franca e Região

  • Marcia Souza
  • Publicado em 10 de dezembro de 2021 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mesmo estando em dezembro, mês que registra sempre altas temperaturas, frentes frias deixam clima instável no Estado

Mesmo estando em dezembro, mês que registra sempre altas temperaturas, frentes frias deixam clima instável no Estado

O ar frio de origem polar ainda foi sentido nesta sexta-feira sobre o estado de São Paulo, inclusive em Franca e Região.

De quinta para sexta, a cidade enfrentou uma madrugada fria para os padrões normais de dezembro. Mas vem aí um fim de semana de calor, de verdade, segundo o Instituto Climatempo.

O sol aparece em todo o Estado, variando com períodos mais nublados, e a temperatura não sobe muito.

Calorão

No fim de semana, a influência do ar frio será ainda menor e vai esquentar bastante. A capital paulista e a Região de Franca terão calor em torno dos 30°C no fim de semana.

Mas quem tiver oportunidade, deve aproveitar o fim de semana, porque já tem queda da temperatura prevista para a segunda-feira.

E que frio foi esse?

Nas vésperas do início do verão, que será no dia 21 de dezembro, a população do Estado de São Paulo ainda não está podendo aposentar casacos e cobertores.

A frequente passagem de frentes frias pela costa paulista tem causado quedas bruscas de temperatura, não permitindo que o calor se prolongue por muitos dias, como já seria comum nesta época.

As massas de ar frio de origem polar de algumas destas frentes frias têm chegado ao Brasil com força acima do normal para esta época do ano.

O vento frio gerado por estas massas de ar sopra mais persistente e forte sobre São Paulo dificultando a elevação da temperatura, mesmo quando o sol está forte.

Até mesmo o interior paulista tem tido madrugadas mais frescas e tardes menos quentes do que o normal para dezembro.


+ Clima