Francanos vivem a noite mais longa do ano, que marca o início do inverno astronômico

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 20 de junho de 2021 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O solstício marca o início das estações verão e inverno, enquanto que o equinócio determina a chegada da primavera e do outono.

Os francanos estão vivendo a noite mais longa do ano, que deve durar mais de 13 horas, desde o ocaso do Sol

Quando o Sol se escondeu no horizonte de Franca, às 17h37 deste domingo (20), começou a noite mais longa do ano, chamada de Solstício de Inverno.

O Sol só vai nascer novamente às 6h44 desta segunda-feira (21), fazendo com que a noite deste domingo dure 13h07.

Antes disso, às 0h32 minutos desta segunda-feira (21) começa oficialmente o inverno, que vai até às 16h21 do dia 22 de setembro.

O começo do inverno é marcado pelo evento astronômico, baseado na órbita da Terra em relação ao Sol, conhecido por Solstício de Inverno, ou seja, o período em que o Hemisfério Norte está mais inclinado para o Sol.

Estação mais fria

Enquanto no Hemisfério Sul ocorre o solstício de inverno, tem-se o evento chamado de solstício de verão no Hemisfério Norte, marcando o começo da estação mais quente do ano nos países que ficam acima da linha do equador.

O solstício marca o início das estações verão e inverno, enquanto que o equinócio determina a chegada da primavera e do outono.

O Inverno tem início no dia 21 de junho de 2021 às 00h32e termina em 22 de setembro de 2021, às 16h21, com o equinócio da primavera.

Esta é a estação que antecede a primavera e sucede o outono. No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, o inverno caracteriza-se pelas temperaturas baixas, dias mais curtos e noites mais longas.

As regiões sudeste e sul do país são as mais marcadas pelas características típicas do inverno, sendo que no restante do Brasil as temperaturas são mais equilibradas, com pouca variação térmica.


+ zero