Franca tem o maio mais seco em 8 anos e Sabesp alerta para risco de falta de água

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 7 de junho de 2021 às 09:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cidade teve apenas 18 milímetros de chuva durante todo o mês. Desabastecimento de água preocupa e companhia pede economia para a população.

Baixo nível de água em Franca preocupa por conta da estiagem – foto reprodução EPTV

 

Com o maio mais seco dos últimos oito anos, após registrar apenas 18 milímetros de chuva, Franca está em alerta para o risco de falta de água, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

O Rio Canoas, que abastece a cidade, apresentou vazão 60% mais baixa que a registrada no mesmo período do ano passado.

Ainda de acordo com a Sabesp, se o nível de água não aumentar, será necessário fazer captações emergenciais para que a população não fique sem o abastecimento.

A medida é tomada apenas em casos específicos, quando a estiagem se estende.

Segundo o gerente distrital da companhia, Alex Veronez, a possibilidade de desabastecimento não é descartada, mas a Sabesp trabalha para que isso não ocorra.

“Choveu bem abaixo, cerca de 40% abaixo da média histórica que se chove entre outubro e março, que é o período chuvoso que alimenta nossos rios. Então realmente é preocupante esse baixo índice pluviométrico do período”, diz.

Economia de água

A economia de água, apontada como medida praticável pela população, é uma das formas de colaborar para o não desabastecimento na cidade.

Práticas como banhos mais curtos, conserto de vazamentos e controle das torneiras são algumas das medidas recomendadas pela Sabesp.

“Banhos menos demorados, fechar a torneira enquanto escova os dentes, consertar vazamentos internos, que são grandes vilões, deixar juntar roupas para larvar tudo de uma vez. Medidas simples que podem auxiliar nesse momento complicado de estiagem”, recomenda Veronez.

*Informações G1


+ Cotidiano