compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Nesta semana, um homem foi flagrado despejando uma grande quantidade de resíduos de madeira no Jardim Paulistano

Guarda Civil de Franca flagrou, mais uma vez, descarte irregular de lixo na cidade
O descarte irregular de lixo continua sendo um grande desafio em Franca, trazendo sérios impactos ambientais e riscos à saúde pública.
Além da poluição do solo e da água, esse tipo de prática favorece a proliferação de doenças e compromete a qualidade de vida da população.
Para combater esse problema, a Guarda Civil Municipal tem intensificado a fiscalização em pontos críticos da cidade, conhecidos como “pontos viciados” – locais onde o lixo é descartado indevidamente de forma recorrente.
Flagrantes e multas para quem desrespeita a lei
Nesta semana, um homem foi flagrado despejando uma grande quantidade de resíduos de madeira no Jardim Paulistano. Ele foi identificado e autuado de acordo com o Código Municipal de Meio Ambiente e o Código de Posturas.
Segundo o inspetor da Guarda Civil Municipal, Luís Fernando Fernandes, somente em janeiro foram registradas 23 denúncias de descarte irregular.
“Sete pessoas foram autuadas. Nossa orientação é que pequenos empresários do ramo têxtil, calçadista e de marcenaria contratem empresas especializadas para fazer o descarte correto. Muitos contratam carroceiros sem cadastro, e é aí que ocorre o descarte irregular”, explicou.
Para reforçar a fiscalização, a Guarda Civil conta com drones para monitoramento e mapeamento dos locais mais afetados. Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, já foram identificados 109 pontos críticos de descarte.
Quem for flagrado jogando lixo em locais proibidos pode receber multas que chegam a R$ 598. Apenas em 2024, foram realizadas cerca de 280 autuações.
Como denunciar e onde descartar corretamente?
A população pode colaborar denunciando flagrantes de descarte irregular pelos telefones da Guarda Civil Municipal:
– 153 ou (16) 3724-1033
Além disso, Franca conta com Ecopontos que recebem recicláveis e pequenas quantidades de restos de construção de forma gratuita:
City Petrópolis: Av. São Pedro, 1231
Jardim Luíza: Av. Ida Zero Zaninelo, s/n
Jardim Portinari: Av. Hotto Paiva, Quadra 34
Parque das Esmeraldas: R. Geraldino Augusto Machado / Av. Higino Furini
Horários de funcionamento:
Segunda a sábado: 7h às 19h
Domingo: 8h às 14h
Para descartes de podas de árvores e jardinagem, há ainda o Aterro de Galho, localizado na Av. Sidney Romeu de Andrade, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h.