Franca receberá mais 5 leitos UTI Covid pediátricos, anuncia a deputada Graciela

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 17 de junho de 2021 às 06:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O hospital de Morro Agudo vai dispor de oito leitos UTI, já que até então estava trabalhando com apenas três unidades

Com o aumento no número de contaminações, as cidades precisam cada vez mais de leitos UTI Covid

Uma boa notícia foi transmitida pela deputada estadual Delegada Graciela no início da noite desta quarta-feira para Franca e região.

A Santa Casa de Franca terá 5 leitos UTI Covid (infantil) enquanto a prefeitura de Morro Agudo chega a 5 leitos UTI Covid (adulto).

A confirmação dos leitos foi transmitida à deputada Graciela pela DRS-8.

Foram aprovados no Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde (SAIPS) do Ministério da Saúde as propostas de 5 leitos de UTI pediátrico na Santa de Franca e outros 5 leitos de UTI adulto no hospital de Morro Agudo.

A publicação do Ministério da Saúde deverá ser feita nos próximos dias.

,Graciela revelou que sua luta vem desde março de 2020 com a destinação de 47 respiradores; pedidos de mais vacinas (inclusive vacinação em massa para os municípios que compõem o COMAM – Consórcio dos Municípios da Alta Mogiana), medicamentos bem como leitos de UTI Covid.

Os leitos criados na Santa Casa surgiram da necessidade de atender aos pacientes de perfil infantil e de grávidas que testaram para positivo em Covid.

“Trata-se de uma situação grave. Foram mais de 3 casos desta natureza e isso despertou uma preocupação. E, felizmente, os leitos foram autorizados pelo Ministério da Saúde”, contou a deputada Graciela.

Região

Em Morro Agudo, o hospital da cidade estava trabalhando com apenas três leitos. E com a necessidade de vagas na área da DRS-8 e a devida regularização (o número mínimo de leitos em um hospital pelo sistema de saúde federal são de cinco leitos), o Ministério da Saúde deferiu a autorização e, consequentemente, o funcionamento dos leitos.

Desta forma, Franca e Morro Agudo ampliam os serviços de atendimento aos paciente Covid na região.

Mais 16 leitos UTI em Franca

Os 16 leitos que o Município de Franca está custeando – com autorização da Câmara – para pacientes Covid deverão ser regularizados e custeados pelo SAIPS nos próximos dias, pois a Santa Casa está se adequando às normas do Plano de Trabalho.

O Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde (SAIPS) tem o objetivo de aperfeiçoar as solicitações de transferências de recursos financeiros ou credenciamento/habilitação de serviços necessários à implantação de políticas em saúde.

Isso permite transparência, agilidade, organização e monitoramento das solicitações.

A ferramenta foi desenvolvida para facilitar e agilizar os pedidos de recursos – feito por gestores Municipais, Estaduais ou do Distrito Federal – para custeio, implantação, habilitação ou credenciamento de equipes, unidades e serviços em saúde.


+ Política