Franca recebe Polo de Empregabilidade para apoio a 25 mil pessoas com deficiência

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 16 de dezembro de 2022 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Polo vai oferecer apoio para cerca de 25 mil pessoas com deficiência que vivem na cidade, sendo 12 mil delas em idade produtiva

Franca é a mais nova cidade a ter um Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI). O local, inaugurado no dia 7 de dezembro pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Desenvolvimento Econômico, e com o apoio da Prefeitura de Franca, integra o programa Meu Emprego Inclusivo, que tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional, a inclusão e permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além de oferecer cursos de qualificação técnica e empreendedora.

O novo PEI é operado pelo Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão de pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras.

O Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) de Franca é a 18ª unidade inaugurada no Estado de São Paulo e irá oferecer apoio para cerca de 25 mil pessoas com deficiência que vivem na cidade, sendo 12 mil delas em idade produtiva (de 15 a 59 anos).

Qualificação profissional

Com a gestão do Instituto Jô Clemente (IJC), o Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) busca promover a qualificação profissional de pessoas com qualquer tipo de deficiência.

Entre as ações, há um suporte às equipes de Recursos Humanos das empresas para a inclusão das pessoas com deficiência no ambiente corporativo, busca ativa de candidatos, entrevista de habilidades, competências e interesses profissionais, laudos de funcionalidade, identificação de oportunidades nas empresas e apoio após a inclusão.

“O nosso objetivo é promover a inclusão e a garantia do direito ao trabalho para todos. No Instituto Jô Clemente (IJC), nós utilizamos desde 2013 a Metodologia do Emprego Apoiado, dando apoio técnico no próprio local de trabalho por, pelo menos, 12 meses. Seu pressuposto básico é o de que todas as pessoas podem trabalhar e desenvolver plenamente seu potencial, desde que recebam o apoio necessário. Com isso, pessoas que historicamente encontravam dificuldades para o trabalho recebem o suporte para sua efetiva inclusão e permanência no emprego. Neste período, realizamos a inclusão de mais de 4.000 pessoas com deficiência em mais de 50 empresas e órgãos públicos. Nos últimos anos, a taxa de retenção dessas pessoas tem sido de mais de 94%”, afirma Victor Martinez, Supervisor do Serviço de Inclusão Profissional e Longevidade do Instituto Jô Clemente (IJC).

O novo Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) tem atendimento de segunda a sexta-feira e fica localizado na Avenida Sete de Setembro, 735 – Res. Baldassari — Franca (SP).

Sobre o Instituto Jô Clemente  

O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 61 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, além de apoiar a sua inclusão social e a defesa de direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas.

Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias sobre os direitos das pessoas com deficiência intelectual.

Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório do Instituto Jô Clemente (IJC) é o maior do Brasil em número de exames realizados e oferece, atualmente, o Teste do Pezinho Ampliado na rede pública do município de São Paulo, contemplando o diagnóstico precoce de cerca de 50 doenças, incluindo dezenas de condições raras.

É também um centro de referência no tratamento de fenilcetonúria, deficiência de biotinidase e hipotireoidismo congênito, doenças detectadas no Teste do Pezinho que podem evoluir para a deficiência intelectual se não tratadas corretamente. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5080-7000 ou pelo site.


+ Inclusão