Franca recebe o espetáculo infantil ‘Tic Tac Era uma vez’ neste fim de semana

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 18 de novembro de 2021 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Apresentação será online e gratuita, com tradução em Libras e legendas em inglês, dentro do projeto ‘O Tempo Mágico das Histórias’

Cia Vovó Cachola apresenta espetáculo gratuito também em Libras

 

Franca e região recebem neste fim de semana o espetáculo infanto-juvenil ‘TiC TAC Era uma vez’, da Cia. Vovó Cachola de Teatro. As apresentações serão neste sábado e domingo, 20 e 21, de forma online e gratuita.

O espetáculo faz parte do projeto ‘O Tempo Mágico das Histórias’, que desde o dia 20 de outubro realiza também a oficina Brincadeiras Cantadas e Ritmadas, com objetivo de ajudar educadores, pais e demais interessados a desenvolverem brincadeiras para estimular a imaginação das crianças.

“A gente quer levar cultura para as crianças e também para os educadores. Principalmente, a cultura brasileira, que é o que a gente mais ama”, disse a atriz e produtora Anabrisa Tamaso, que fundou a Cia. Vovó Cachola, ao lado do também ator e produtor Edinho Souza.

“Com o espetáculo infanto-juvenil TiC TAC Era uma vez, a gente pretende convidar o público, as crianças, os pais, para viajar com a gente no tempo mágico das histórias. Porque, quando a gente escuta uma história, o tempo parece que passa diferente”.

“E o espetáculo faz isso, a gente entra no tempo mágico a partir da vivência de algumas das histórias da nossa cultura popular brasileira”, continuou a atriz.

A peça terá duas apresentações em Franca, neste sábado, 20, e domingo, 21, sempre às 16 horas, com duração de 60 minutos.

Antes e ao fim de cada exibição, o público poderá interagir ao vivo com os atores. Esta temporada online do espetáculo já passou por Araraquara, Piracicaba, São Carlos e São José do Rio Preto.

“A gente vai contar a história de como surgiu a noite, que é uma lenda indígena. Vamos contar também uma travessura do Saci, que é um personagem muito querido de todas as crianças. E no final, também, vai ter a história do espelho mágico. Tudo isso vocês conferem com a gente no espetáculo TiC TAC Era uma vez”, convida Anabrisa.

A indicação é para crianças entre 6 e 10 anos. E, apesar de direcionada às cidades da região de Franca, a exibição da peça no canal da Vovó Cachola no Youtube (https://www.youtube.com/c/VovocacholaArtBr) é aberta a todos os públicos e de qualquer lugar do planeta.

E não é exagero dizer que o mundo todo poderá acompanhar o espetáculo, já que a internet não tem limite e o audiovisual do espetáculo terá legendas em inglês, o que possibilita que os estudantes treinem a língua estrangeira.

A peça também será inclusiva, com tradução em Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

Durante uma das apresentações em Piracicaba, no dia 24 de outubro, um grupo de pessoas com deficiência auditiva se reuniu em um espaço cultural para assistir ao espetáculo. Foi uma experiência marcante para os espectadores e para os membros da Vovó Cachola.

“Este está sendo um grande passo para a nossa companhia. Depois desta experiência, não tem mais como a gente excluir essas pessoas, ou fazer de conta que elas não existem. Esse sentimento de inclusão que a gente teve a partir desta interação com as pessoas surdas foi muito bacana. Conseguir nos comunicar com elas foi uma experiência única”, revela Anabrisa.

O projeto O Tempo Mágico das Histórias é produzido pela Cia. Vovó Cachola e realizado com o apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC ICMS, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio das empresas Tonin Superatacado, Evasola, Varejão Irmãos Patrocínio, Tip Toey Joey e Estival Calçados.

Espetáculo TiC TAC Era uma vez

O espetáculo TiC TAC Era uma vez é inspirado nos contos Como Surgiu a Noite, O Saci e O Espelho Mágico, da coleção Estórias e Lendas do Brasil.

A peça traz o sonho de embelezar o imaginário infanto-juvenil com a vivência dessas histórias que fazem parte da encantaria popular brasileira.

Cia Vovó Cachola

A Vovó Cachola é uma companhia de teatro e produção cultural de Franca que, desde 2013, desenvolve um trabalho de estudos e pesquisas, voltado para a valorização da cultura brasileira, buscando contribuir para a formação da identidade cultural, democratização do acesso e educação à cultura.

Os projetos e espetáculos realizados pela companhia já alcançaram um público acima de 22 mil pessoas.

SERVIÇO
Espetáculo TiC TAC Era uma vez
Franca: 20 e 21 de novembro, às 16h
Onde: Canal da Cia Vovó Cachola no YouTube (https://www.youtube.com/c/VovocacholaArtBr)
Inscreva-se no canal e ative as notificações. As exibições serão únicas e os vídeos não ficarão disponíveis.
Duração: 60 min
Classificação: Livre

 


+ Cultura