Franca realiza campanha de prevenção ao câncer bucal em todas as UBSs

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 16 de maio de 2022 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O objetivo é reforçar a importância de prevenir essa doença, mantendo uma boa saúde bucal, evitando cigarros e bebidas alcoólicas, fatores relevantes para o surgimento da doença

Campanha Maio Vermelho alerta para prevenção do câncer bucal

 

A Campanha ‘Maio Vermelho’ está sendo realizada pela Secretaria de Saúde para a prevenção do Câncer Bucal, ação que é celebrada no dia 31 de maio, data estipulada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 1987.

O objetivo é reforçar a importância de prevenir essa doença, mantendo uma boa saúde bucal, evitando cigarros e bebidas alcoólicas, fatores relevantes para o surgimento da doença.

O Câncer Bucal é um tumor malígno, que afeta os lábios, estruturas da boca, como gengivas, céu da boca, língua e a região embaixo da língua.

De acordo com os estudos, há uma prevalência maior da doença em homens acima de 40 anos. Somente em 2.021, segundo pesquisa realizada pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer), foram diagnosticados 15.190 novos casos de Câncer Bucal no Brasil, destes 11.180, em homens e 4.010, em mulheres.

Atualmente, a Secretaria de Saúde possui 31 profissionais dentistas, distribuídos em 16 UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) da cidade, onde está sendo realizada uma campanha de conscientização, em todos os atendimentos, que são oferecidos, diariamente, com a distribuição de um panfleto, que apresenta orientações e detalhes sobre a doença, possíveis causas, prevenções e autoexame.

Os principais sintomas do Câncer Bucal são lesões na cavidade oral ou nos lábios, que não cicatrizam por mais de 20 dias, que podem apresentar sangramento e crescimento; manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas; nódulos (caroços) no pescoço e rouquidão persistente.

Nos casos mais avançados, observam-se dificuldades de mastigação e de engolir, na fala, sensação de que há algo preso na garganta e dificuldade para movimentar a língua.

É muito importante o diagnóstico precoce, através de exames de rotina realizados por profissionais de saúde.

Dessa forma as lesões na boca podem ser diagnosticadas no início, antes de se transformarem em câncer, aumentando as chances de cura. Por isso a importância em visitar um dentista regularmente para a manutenção da saúde bucal e em casa realizar o autoexame bucal para prevenção.


+ Saúde