Franca realiza ação do Outubro Rosa e atualização de vacinas nas UBSs neste sábado

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 19 de outubro de 2022 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Durante o ‘Sábado Rosa’, também estará disponível a vacinação contra Poliomielite e Multivacinação para crianças de 0 a 15 anos

Sábado Rosa terá programação especial focada no combate ao câncer de mama

 

A Secretaria de Saúde de Franca, por meio do setor de Atenção Básica, está desde o início deste mês com atividades sendo desenvolvidas nas UBS’s, que receberam decoração especial, focadas na prevenção do câncer de mama, com a Campanha ‘Outubro Rosa’.

Para este sábado, 22, uma programação especial está sendo preparada com o ‘Sábado Rosa’, das 7h30 às 12h30, onde 13 Unidades Básicas estarão funcionando para o atendimento e orientação para as mulheres, que devem fazer o agendamento prévio na unidade mais próxima de sua casa, quanto ao rastreamento do câncer de mama e de colo de útero.

A Secretaria de Saúde informa que, entre janeiro e 30 de setembro, deste ano, foram oferecidos 10.078 Papanicolau e somente, em outubro, 753. Já os exames de mamografia foram feitos 8.350 até setembro e neste mês, até o momento, 600.

Durante o ‘Sábado Rosa’, também estará disponível a vacinação contra Poliomielite e Multivacinação para crianças de 0 a 15 anos, com a ressalva de que a campanha foi prorrogada até o próximo dia 30, deste mês.

O objetivo da ação é compartilhar informações, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade.

Na UBS Estação estão sendo distribuídos informes a respeito, através das equipes do Consultório na Rua e sábado, haverá até recreação com música e aula de dança as pacientes.

Confira as 13 UBS, que atenderão neste sábado:

UBS ESTAÇÃO
UBS SÃO SEBASTIÃO
UBS GUANABARA
UBS LEPORACE
ESF LUÍZA
UBS HORTO
UBS SANTA TEREZINHA
UBS PLANALTO
UBS ÂNGELA ROSA
UBS AEROPORTO I
UBS AEROPORTO III
UBS BRASILÂNDIA
UBS PAULISTANO

O que é o câncer de mama

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento, quanto em países desenvolvidos.

Números do ano passado indicam que, no Brasil, foram estimados 66.280 novos casos de câncer de mama, havendo um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são o surgimento de caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Dentre alguns fatores de risco relacionados ao surgimento e desenvolvimento do câncer de mama nas mulheres, estão o envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.


+ Saúde