Franca está de luto: morre Luiza Trajano Donato, fundadora do Magazine Luiza

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 12 de fevereiro de 2024 às 08:55
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

De vendedora e pequena comerciante a fundadora de um império: Franca perde Luiza Trajano Donato, fundadora do Magazine Luiza

A cidade de Franca perdeu nesta segunda-feira um de seus maiores nomes. Morreu, aos 97 anos, a empresária Luiza Donato Trajano, fundadora do Magazine Luiza.

Empreendedora e mulher de convivência simples, era vendedora nata e lidava com o público no dia a dia. Até que, em 1957, comprou uma loja de presentes, a Cristaleira, junto do marido, Pelegrino José Donato, que funcionava na rua Voluntários da Franca, no centro da cidade (onde hoje é a loja número um da rede).

A partir dali, expandiram os negócios até que, hoje, da pequena lojinha, chegaram ao Magalu, com mais de 1.400 pontos de venda, em quase mil municípios de 21 estados brasileiros, além de um dos e-commerces mais bem-sucedidos do país.

Velório

Mesmo depois de passar o comando da empresa, em 1991, à sua sobrinha, Luiza Helena Trajano, Dona Luiza, como era chamada pelos funcionários, era vista com frequência nas lojas, principalmente na matriz, no Centro de Franca, observando o movimento e conversando com clientes e colaboradores.

A empresária será velada no São Vicente de Paula, das 10h às 16h, e o sepultamento ocorrerá no cemitério da Saudade, na sequência.

É esperado um grande número de pessoas na despedida de Dona Luiza da família e dos muitos amigos que conquistou.