Franca é a 2ª cidade do Estado com menor índice de mortalidade por Covid 19

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 2 de abril de 2021 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

No ranking nacional, o Município surge na 10ª colocação segundo pesquisa no Brasil

A taxa de mortalidade é um dos indicadores mais precisos sobre a gravidade da pandemia porque dá dimensão proporcional à população e não depende da quantidade de testes

Taubaté e Franca são as duas melhores cidades do Estado de São Paulo a ter as melhores colocações no ranking de mortalidade por Covid 19.

A lista considera dados atualizados pelas secretarias estaduais de Saúde até 25 de março. Ela é atualizada diariamente.

A cidade com o melhor resultado no país é Petrolina (PE), com 67,9 óbitos a cada 100 mil habitantes. Taubaté (SP) e Ribeirão das Neves (MG) vêm na sequência (veja tabela).

A taxa de mortalidade é um dos indicadores mais precisos sobre a gravidade da pandemia porque dá dimensão proporcional à população e não depende da quantidade de testes, como é o caso da letalidade (mortes por número de diagnósticos positivos).

Mesmo proporcionalmente, porém, os maiores aglomerados urbanos têm piores cenários. Nenhuma capital está entre as 10 líderes.

O estudo aponta fatores como a idade da população, a oferta de serviços de saúde e as características de moradia como decisivos para os municípios que obtiveram melhores resultados.

E pontua que as medidas preventivas contra a Covid-19, como distanciamento, uso de máscaras e higiene, são a melhor forma de evitar mortes em decorrência da doença.

Na outra ponta da tabela, entre as cidades com maior mortalidade por coronavírus, estão capitais como Manaus (383,6 mortes por 100 mil), Porto Velho (328,8) e Cuiabá (314,4).


+ Cotidiano