Franca continua na fase vermelha; Ribeirão Preto e Barretos regrediram

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 29 de janeiro de 2021 às 14:15
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Durante coletiva, João Dória explica que Estado apresentou 3% de melhora na taxa de contaminação

 

Gráfico mostra as regiões, em vermelho, que atravessam situações ruins no Plano SP

O governo do Estado, João Dória, mais uma vez reuniu seus assessores para anunciar uma nova reclassificação do Plano SP. Franca permanece na fase vermelha, enquanto Barretos e Ribeirão Preto regrediram da fase laranja para a vermelha.

Durante a coletiva, a 20ª reclassificação, foram anunciadas três novidades: a redução da taxa de contaminação da Covid 19; a programação de vacinação contra Covid; e de que o governo entrará com recurso contra a suspensão dos feriados no Carnaval de 2021.

Na reclassificação, além de Franca, estão na fase vermelha Ribeirão Preto, Barretos, Marilia, Bauru e Taubaté.

Segundo Dória, a taxa de contaminação no estado está em 69,9% (reduziu 3% nos últimos dias), enquanto a taxa de contaminação na Grande São Paulo ficou em 69,4%.

A expectativa é de que com as ações do governo as medidas restritivas podem melhorar ainda mais e na próxima sexta-feira, haverá outra reclassificação.

CARNAVAL

Durante a coletiva, o secretário Marco Vinholi, do Desenvolvimento Regional, explicou que está suspenso o feriado de Carnaval nos dias 15, 16 e 17.

A orientação é para que as prefeituras também suspendem o feriado para evitar aglomeração, além de manter o isolamento.

Sobre leitos de Covid que foram desabilitados, Vinholi anunciou que a culpa do corte de leitos é do governo federal (mas o Estado está melhorando seus índices contra Covid).

VACINAÇÃO

O governo ainda anunciou que o governo do Estado concluiu a primeira fase de vacinação que envolveu os profissionais da saúde.

Agora, dia 8 de fevereiro, será a segunda etapa onde serão imunizados os 206 mil idosos acima de 90 anos; e depois, a partir do dia 15 de fevereiro, idosos de 85 a 89 anos – que somam no Estado 309 mil pessoas.


+ Saúde