Franca amplia capacidade de alunos em aulas presenciais da rede municipal nesta 4ª

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 1 de setembro de 2021 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O retorno presencial dos estudantes está sendo feito de acordo com a autorização dos pais ou responsáveis

Governo de SP muda regra e vai manter aulas presenciais em 2021

Capacidade de alunos em aulas presenciais na rede municipal passou de 35% para 45%

 

A Secretaria de Educação confirma a partir desta quarta-feira, 1º de setembro, o avanço em mais uma etapa de retorno dos estudantes nas 56 escolas da Rede Municipal de Ensino, passando a contar com o percentual de 45% da capacidade de estudantes atendidos.

Essa retomada dos estudos presenciais teve início no começo de agosto, com a primeira etapa, onde passaram a ser atendidos por volta de 13.587 alunos, sendo uma média de 3.396 alunos presentes nas escolas por semana.

Para esse segundo momento, a secretaria e as escolas se prepararam para atender, aproximadamente, 10% a mais de alunos, em um total de 15 mil alunos retornando as aulas presenciais nas unidades escolares.

O retorno presencial dos estudantes está sendo feito de acordo com a autorização dos pais ou responsáveis.

Diante disso, a secretaria permanece disponibilizando as aulas e atividades on-line, com os professores atendendo àqueles estudantes que não estão presencialmente.

O aumento no número de alunos segue associado também, a todos os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19, com a aferição da temperatura na entrada, distanciamento social em cada unidade, inclusive nas salas de aula, uso obrigatório de máscara de proteção e EPIs (Equipamento de Proteção Individual), álcool em gel e toda a sinalização e comunicação visual para garantir a segurança e a saúde de todos os presentes.

Márcia Gatti, secretária de Educação, destacou que nos últimos meses, o trabalho foi intenso, na preparação da estrutura, aquisição de materiais e treinamentos das equipes para um retorno responsável e seguro.

A experiência desse primeiro mês de atividades está mostrando que as medidas adotadas estão dando resultados, com o apoio e parceria das famílias.

Com o acréscimo de 10% dos alunos em salas de aula, o percentual sobe para 45% da capacidade, sendo mantido o que vinha sendo praticado com o Plano de Retomada de cada unidade, com o revezamento de estudantes.

A estimativa é que cerca de 15 mil alunos passem a frequentar as salas de aula, de um total de 20 mil estudantes matriculados, nos Ensinos Infantil e Fundamental.

Autorização e cautelas

O retorno dos alunos para as escolas e creches da Rede Municipal dependerá da autorização dos pais e familiares e todo o processo será conduzido de forma espontânea, com a avaliação permanente da situação epidemiológica da cidade, com relação à pandemia.

A família que não permitir a volta dos filhos para as unidades, neste segundo momento, deve continuar acompanhando todo o processo pedagógico e aulas no formato on-line.

Os estudantes que apresentarem febre ou sintomas de gripe, por cautela não deverão ir à escola e a família deverá comunicar, imediatamente, ao Comitê Escolar, a situação de saúde dos filhos, bem como de seus familiares.

Os dados de saúde serão registrados no Sistema de Monitoramento da SED (Secretaria Escolar Digital) e a Secretaria de Saúde será comunicada.

Os estudantes deverão levar garrafinhas de água, tendo em vista que será permitida apenas a utilização de bebedouros para a reposição da água.

Educadores no reforço

A Secretaria de Educação lembra que segue sendo oferecido reforço escolar, em horário oposto às aulas regulares, para a recuperação de aprendizagens dos alunos, que não tiveram avanço significativo em relação ao domínio das habilidades, em todo esse tempo pandêmico.

Uma equipe formada por 167 professores, coordenadores e pedagogos realizou um curso intensivo sobre defasagem e diversidade escolar. Esses profissionais já estão trabalhando nesse processo de recuperação e fortalecimento.


+ Educação