Força tarefa do MP relata a grave situação de Covid e faz prefeito retroceder

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 9 de fevereiro de 2021 às 13:33
  • Modificado em 9 de fevereiro de 2021 às 15:37
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Franca atingiu uma ocupação regional de leitos de UTI SUS Covid de 91% , com 08 leitos vagos para uma população de 700.000 pessoas

Promotores de Justiça relatam que a situação epidemiológica de Franca ainda demanda muitos cuidados

O Jornal da Franca teve acesso exclusivo a informações sobre a ação dos promotores de Justiça, que numa Força Tarefa anunciaram que a situação epidemiológica de Franca é grave e que o prefeito Alexandre Ferreira precisava retroceder na flexibilização e seguir o Plano SP.

A reunião na segunda-feira (08) foi realizada com o Prefeito Municipal de Franca, tendo sido firmado o compromisso de adequação do Decreto Municipal ao Plano São Paulo.

No documento enviado ao Jornal da Franca, a assessoria do Ministério Público explicou que o comércio seguirá funcionando, mas no regime de delivery, drive thru e take away, modalidades que não se compatibilizam com o atendimento presencial e estão de acordo com o regramento do Plano SP, conforme Deliberação 2 de 23/03/2020. Atividades de academias, somente ao ar livre.

A nota ainda diz que o Decreto Municipal com as adequações pactuadas foi publicado hoje (09/02) no Diário Oficial do Município.

Sobre a questão tomada pelo Alexandre, a situação epidemiológica de Franca ainda demanda muitos cuidados, sendo que o Município ainda exerce uma imensa pressão não só sobre o sistema de saúde de Franca, mas sobre o sistema de saúde de toda a região do DRS-VIII (Franca).

Na segunda-feira a DRS-8 (Diretoria Regional de Saúde) atingimu uma ocupação regional de leitos de UTI SUS Covid de 91% , com 08 leitos vagos para uma população de 700.000 pessoas (22 municípios do DRS VIII).

Ademais, quase todos os hospitais da região contam com grande número de francanos internados, o que demanda muita cautela e responsabilidade.

Os promotores se comprometeram a, conjuntamente com o Prefeito Municipal, que se encarregará de marcar a reunião junto à Secretaria de Estado da Saúde, mediante convite a outras instituições, buscar diálogo junto ao Governo do Estado para buscar políticas sanitárias que possam contribuir com a delicada situação de Franca, em especial no que interessa ao incremento de leitos de UTI e enfermaria, sendo consenso a necessidade da adoção de medidas de distanciamento e isolamento para contenção da difusão do vírus.

Participaram da reunião os promotores de Justiça, Christiano A. Corrales de Andrade, Túlio Vinícius Rosa, Ilo Wilson M. Gonçalves Júnior, André Donizeti Zanutim, Filipe Teixeira Antunes, Daniel A. Fonseca do Nascimento, Rosana Márcia Queiroz Piola, Gustavo Ferronato e Fernando Pinho Chiozotto.


+ Justiça