Fonte da juventude? Veja 10 chás que ajudam a deixar a pele radiante!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 7 de setembro de 2021 às 16:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Benefícios dos chás são conhecidos tanto para problemas de saúde quanto para dar uma ajudinha extra em assuntos de beleza

chás para a pele

Benefícios dos chás são conhecidos tanto para a saúde quanto para a beleza

 

Ao acordar, há quem opte por tomar uma xícara de chá. Outros preferem ingerir antes de dormir. Independentemente da hora do consumo, os benéficos da bebida são bem conhecidos.

Ela diminui os níveis de colesterol no sangue, ajuda a desintoxicar o organismo e controla a pressão arterial. Os proveitos não param por aí. A infusão de algumas plantas auxilia, inclusive, na saúde da pele.



A seguir, confira uma lista de opções da bebida que fazem “milagre” na pele, conforme descobriu o Centro Nacional de Informações Biotecnológicas (NCBI), em artigos científicos. A instituição integra a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos.

Saiba quais são as infusões perfeitas para ficar com pele de bebê!

1 – Chá de camomila

chá de camomila

Quem almeja desfilar com a pele impecável precisa seguir algumas regras, como dormir bem. Por esse motivo, a camomila tornou-se um dos chás mais populares em relação ao efeito benéfico para a pele.

Quando você não descansa a quantidade necessária, o espelho mostra os efeitos, por exemplo, as olheiras. Ao notar as manchas escuras, coloque saquinhos da bebida para reduzir o inchaço da região e se livrar da aparência de exaustão.

Os benefícios do chá de camomila vão além de amenizar as olheiras. Por ter propriedades relaxantes, a bebida funciona como um booster para cútis irritadas e avermelhadas.

Na composição da planta medicinal, consta a quercetina, substância rica em compostos antioxidantes capaz de proteger a derme dos danos dos radicais livres decorrentes da exposição à poluição e à radiação ultravioleta.

2 – Chá de jasmim

chá de jasmim

Com o cheiro agradável, o chá de jasmim contém propriedades antioxidantes e antibacterianas que contribuem para deixar o sistema imunológico saudável. A bebida relaxa e dilata os vasos sanguíneos, favorecendo a circulação de nutrientes na pele.

Outro proveito da infusão está relacionado à prevenção dos sinais de envelhecimento, à cicatrização de feridas e ao tratamento de doenças dermatológicas, como a acne.

3 – Chá-verde

Aos amantes do chá-verde, fica a informação que a infusão contém agentes de combate ao danos dos raios ultravioletas.

A exposição exagerada ao sol causa o envelhecimento precoce e aumenta o risco de desenvolver câncer de pele.

Segundo o Centro Nacional de Informações Biotecnológicas (NCBI), as catequinas (compostos) do chá-verde são polifenóis potentes, com capacidade de prevenir a cútis de radicais livres.

O chá-verde oferece proteção contra a radiação solar e reduz a formação das temíveis rugas. Na avaliação do NCBI, a bebida atua como um “ótimo impulso para a pele”, devido ao fato de as catequinas promoverem o surgimento de novas células saudáveis.

4 – Chá-preto

Repleto de antioxidantes, o chá-preto retarda os sinais de envelhecimento. Ao englobar compostos anti-inflamatórios, a infusão estimula o sistema imunológico saudável, em razão dos altos níveis de cafeína.

A substância previne o organismo de vírus e resfriados que afetam negativamente a saúde da pele. Vale ressaltar que a bebida funciona como uma arma contra os radicais livres do corpo, por isso, experimente aplicar a solução fria diretamente no rosto.

5 – Chá de dente-de-leão

chá de dente de leão

Considerada um grande desintoxicante por auxiliar a função hepática, a infusão engloba uma série de antioxidantes e propriedades de reforço imunológico.

A bebida ajuda a manter a cútis com o aspecto jovem e fresco. Outra vantagem é auxiliar no processo digestivo, o que também interfere na aparência da derme.

6 – Chá de gengibre

chá de gengibre 1

Com poder anti-inflamatório, o chá de gengibre atua na digestão e na pele, conforme publicou o Centro Nacional de Informações Biotecnológicas, em 2019.

Como demonstrado pelo NCBI, quando o trato digestivo funciona de modo errado, a cútis tende a sofrer. Na ocasião, surgem problemas dermatológicos provocados pela irritação do sistema responsável pelo processamento dos alimentos.

7 – Chá de hortelã-pimenta

A erva vai além de curar as dores de estômago. O mentol da hortelã-pimenta torna o chá uma ótima alternativa para quem dispõe de pele oleosa.

A substância desacelera a produção de sebo e estimula a renovação celular, isto é, elimina as células mortas da cútis, mantendo-a constantemente brilhante.

Mais uma comprovação do NCBI sobre a infusão está relacionada ao benefício da planta no tratamento de condições dermatológicas que coçam, como eczema e dermatite.

8 – Chá branco

chá branco

Caso tenha dúvidas de qual chá possui maior teor de fontes antioxidantes, aposte no chá branco. A bebida é menos processada e apresenta excelentes propriedades antibacterianas, capazes de combater vários tipos de doenças dermatológicas.

A cútis possui as enzimas chamadas de metaloproteinases de matriz (MMP), que quebram o colágeno cutâneo conforme aumenta a idade. A poderosa infusão evita a drástica redução dos níveis de colágeno e elastina, ambos fundamentais para a saúde da pele.

9 – Chá oolong

chá oolong

Bastante tradicional na China, a bebida à base do oolong reúne os benefícios dos chás preto e verde. Com um sabor diferente, a infusão integra diversos benefícios para a saúde e beleza.

Por exemplo, melhora a cor da cútis, reduz as manchas e, de quebra, combate os danos provenientes do fumo e da radiação ultravioleta. Precisa reduzir o nível do açúcar no sangue? Invista nele!

10 – Matcha

De origem japonesa, matcha nada mais é que o broto do chá-verde em pó ou moído.

A infusão contém nutrientes que desintoxicam a pele, como substâncias antioxidantes, clorofila e catequinas. A indústria dos cosméticos está de olho no poder da fórmula.

Atualmente, estão em prateleiras máscaras faciais, cremes e loções desenvolvidas com o produto. O efeito também pode surgir ao se consumir a bebida diariamente, segundo sugeriu o NCBI em um estudo publicado.

*Informações Metrópoles