Fogo no gelo: navio tem incêndio quando navegava pelas águas da Antártica

  • Robson Leite
  • Publicado em 7 de abril de 2021 às 13:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

MPV Everest ainda nas águas da Antártica. Imagem: Divisão Antártica Australiana

A casa de máquinas de bombordo do MPV Everest — um navio de construção polivalente de classe de gelo — pegou fogo durante a tarde de segunda-feira, 5 de abril, de acordo com a Divisão Antártica Australiana.

O navio, que deixou suprimentos para um ano em duas estações de pesquisa na Antártica, estava há menos de uma semana em sua jornada para Hobart, Austrália, quando o incidente aconteceu.

Nenhum dos 109 expedicionários e da tripulação a bordo do MPV Everest ficou ferido quando um incêndio começou na casa de máquinas, mas o navio de reabastecimento da Antártica ainda tem 3.200 quilômetros pela frente em sua longa jornada de volta para casa, na Austrália.

A casa de máquinas “foi rapidamente isolada para conter o fogo, antes de ser extinto pelos sistemas de supressão de incêndio”, explicou Charlton Clark, gerente geral de operações e segurança da Divisão Antártica Australiana, em um comunicado.

O navio “manteve a capacidade total de potência e atualmente continua seu curso para o norte a 9 nós (quase 17 quilômetros por hora), usando uma sala de máquinas separada de estibordo”, acrescentou.


+ Cotidiano