Fiscalização fecha depósito de sucatas irregular e combate furtos de fios em Franca

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 28 de fevereiro de 2025 às 07:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A iniciativa visa combater a receptação de materiais furtados, especialmente fios de cobre, cuja demanda tem impulsionado crimes na cidade

Guarda Civil e Vigilância Sanitária fiscalizaram depósitos de sucata nas regiões Leste e Sul de Franca

 

Equipes da Guarda Civil e da Vigilância Sanitária, com apoio da Polícia Militar, realizaram na manhã da última quinta-feira (27) uma operação em depósitos de sucata nas regiões Leste e Sul de Franca.

A iniciativa visa combater a receptação de materiais furtados, especialmente fios de cobre, cuja demanda tem impulsionado crimes na cidade.

Durante a fiscalização, um estabelecimento na rua Voluntário Jaime Aguilar Barbosa, no Jardim Aeroporto, foi fechado por falta de alvará de funcionamento.

Além disso, materiais recicláveis eram armazenados de forma irregular nas calçadas, o que é proibido. “A cidade tem registrado muitos furtos de fios, então intensificamos a fiscalização para impedir a compra desse material de origem duvidosa”.

“Hoje, vistoriamos cinco depósitos e, na semana passada, focamos na região Oeste. Esse trabalho será constante”, afirmou o inspetor da Guarda Civil, Luís Fernando Fernandes.

A operação foi desencadeada após diversas denúncias anônimas apontarem depósitos suspeitos de adquirir materiais roubados.

Aos comerciantes do setor, a orientação é clara: toda compra de fios de cobre ou outros materiais recicláveis deve ser acompanhada de nota fiscal e documentação que comprove a procedência.

O objetivo é impedir que esses locais se tornem ponto de escoamento de produtos furtados.

Além da questão da segurança, a Vigilância Sanitária também participou da ação para orientar os proprietários sobre a eliminação de possíveis criadouros do mosquito da dengue.

O armazenamento inadequado de materiais pode favorecer a proliferação do Aedes aegypti, representando um risco para a saúde pública.

A população pode colaborar denunciando irregularidades de forma anônima. Esse tipo de fiscalização tem como objetivo tornar Franca uma cidade mais segura e saudável para todos.


+ Cotidiano