Fila de espera do INSS tem 1,8 milhão de pedidos; veja como acelerar a resposta

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 7 de setembro de 2021 às 09:00
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Dos 1.8 milhões de processos, cerca de 700 mil são de segurados que aguardam resposta para o pedido do Benefício de Prestação Continuada

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está com uma fila de espera de mais de 1,8 milhão de processos em análise;

Cerca de 700 mil segurados aguardam resposta para o pedido do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Esse trata-se de um benefício no valor de um salário mínimo pago aos idosos com 65 anos ou mais e portadores de deficiência de baixa renda.

De acordo com o órgão, cerca 25% dos pedidos que estão na fila precisam de documentos que devem ser entregues pelos segurados. O governo comunicou que está em parceria com cartórios para reduzir o tempo de espera na liberação dos documentos.

O INSS reforça que suas agências permaneceram fechadas por mais de seis meses. Além disso, levou um tempo para reabrir por causa dos protocolos sanitários e do número de peritos e assistentes sociais em grupo de risco.

Fila de análise

De acordo com o site FDR, são quase 2 milhões de benefícios a serem analisados, segundo o INSS. O Ministério Público Federal em acordo com o instituto prorrogou os prazos de 45 dias de análise para até 90 dias, de acordo com sua complexidade.

No entanto, o segurado do INSS, que está na fila de análise, poderá providenciar documentos extras ou entrar na Justiça enquanto aguarda o processo. Além disso, o segurado pode ligar no 135 para saber sobre os documentos necessários para evitar que o processo fique parado.

Por conta da demora, os segurados estão recorrendo à Justiça. O objetivo é acelerar a liberação do benefício previdenciário. Até mesmo, através de mandados de segurança, ação que obriga o INSS a dar resposta no prazo estipulado pelo juiz.

Ao receber a carta, que pede o cumprimento de exigências é necessário, entregar o quanto antes o que foi solicitado. Desse modo o processo vai prosseguir e ser analisado. Depois de meses de espera, aquele que tiver o direito concedido receberá os valores retroativos na conta.

Recebe com correção

Os valores retroativos serão pagos de forma automática, de uma única vez, junto com a primeira parcela do benefício. O valor é calculado a partir da data do pedido feito junto ao INSS, com correção da inflação medida pelo INPC.

Por causa das inúmeras solicitações, o segurado do INSS poderá realizar o resumo detalhado daquilo que pretende. Apontando o tempo de serviço, os períodos a serem comprovados, os valores das contribuições e detalhes sobre doença ou deficiência, se for o caso.

Documentação completa e ordenada

Os documentos precisam ser entregues em ordem cronológica. Isso, principalmente, quando se trata de tempo de serviço especial. A ordem é apresentar carteira de trabalho, carnês de contribuição, Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) entre outros.

Conhecer os recursos

Há muitos recursos para ajudar na decisão previdenciária. Quando a aposentadoria é negada existem ferramentas à disposição do segurado para ter uma resposta rápida ou para entrar com um processo na Justiça.

Meu INSS

O aplicativo e site Meu INSS, possui 90 serviços dos 96 que podem ser realizados em casa. O segurado pode acessar as informações sobre a sua vida de trabalho, basta acessar a opção Extrato Previdenciário (CNIS).


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