Ferramenta do Google ajuda a descobrir se sua senha foi roubada; saiba como usar

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 7 de fevereiro de 2021 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Enquanto o Ministério da Justiça investiga o caso, uma ferramenta do Google pode ajudar você a melhorar a segurança de suas senhas

Vazamento de dados de 223 milhões de brasileiros segue preocupando os usuários da interneVazamento de dados de 223 milhões de brasileiros segue preocupando os usuários da internet – foto: HF Tecnologia

 

O megavazamento de dados de 223 milhões de brasileiros segue preocupando os usuários da internet.

Fotos de rosto, scores de crédito, endereços e até salários foram expostos na Deep Web.

Enquanto o Ministério da Justiça investiga o caso, uma ferramenta do Google pode ajudar você a melhorar a segurança de suas senhas.

Trata-se do site “Password Checkup” (“Check-up de senha”). A extensão do navegador confere o nível de segurança das suas senhas e analisa se ela foi usada após algum vazamento de dados.

Ao final da análise, o site oferece um relatório explicando as fragilidades na proteção de suas contas e acessos.

Para usar a ferramenta basta acessar o site, fazer o login em sua conta do Google e seguir os passos exibidos na tela.

Megavazamento

Em entrevista à CNN, o advogado e economista Renato Opice Blum, que é coordenador dos cursos de pós-graduação de Direito Digital da FAAP e da Escola Brasileira de Direito (Ebradi), afirmou que a comercialização de dados dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do presidente Jair Bolsonaro pode ser o maior vazamento de dados da história do país.

“Ao que tudo indica, esse talvez seja o maior vazamento de dados ocorrido aqui no Brasil”, disse Blum.

“Já até existe um inquérito policial em andamento no estado de São Paulo, mas essa notícia de que a Polícia Federal também vai entrar na investigação é positiva porque acaba ajudando e melhorando as ferramentas”, completou.

O especialista destacou que é sempre muito difícil encontrar a origem de vazamento de dados, mas que a Lei Geral de Proteção de Dados, em vigor desde setembro do ano passado, traz uma série de regras e obrigações para as empresas que tratam de dados pessoais.

“A lei visa evitar, quando houver um vazamento, que haja danos ou, pelo menos, a exposição das pessoas relacionadas naqueles bancos de dados”, disse Blum.

*Informações CNN


+ Tecnologia