Feira da Abicalçados já tem 85% do espaço preenchido; francanos confirmados

  • Marcia Souza
  • Publicado em 22 de fevereiro de 2023 às 15:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Associação quer fomentar os negócios da indústria calçadista brasileira

Associação quer fomentar os negócios da indústria calçadista brasileira

Quinta maior produtora de calçados do mundo, a maior fora da Ásia, com um parque fabril que reúne mais de 4 mil fábricas de todos os portes e que tem força econômica preponderante em pelo menos dez estados brasileiros. Franca está entre os maiores pólos produtores.

É esta a indústria que, a partir de novembro, realizará um outro marco histórico. Isso porque, entre os dias 21 e 23 daquele mês, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), em parceria com a NürnbergMesse Brasil, realizará a edição de estreia da Brazilian Footwear Show (BFSHOW), na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre/RS.

Conforme a Abicalçados, a nove meses de sua primeira edição, a feira calçadista já tem 85% dos espaços ocupados, com empresas de todos os portes e polos produtivos brasileiros.

A BFSHOW promete ser um marco para a indústria calçadista verde-amarela, que a partir de agora, a exemplo de outros países, como a Itália – que abriga a Micam Milano, referência internacional do setor e que é promovida pela associação de calçadistas italianos, a Assocalzaturifici – terá uma feira própria.

“Será um evento feito pela indústria para o varejo, abrangendo todas as demandas e anseios do mercado, que busca uma mostra com otimização de custos, transparente e focada em negócios”, destaca o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira.

Ferreira conta que a nova feira foi uma demanda dos próprios empresários, que ganhou força a partir de 2020 e agora, com a retomada da produção.

“Antes de lançarmos oficialmente a BFSHOW, ouvimos, além das indústrias, os lojistas brasileiros sobre a percepção das feiras físicas em um cenário pós-pandemia. Foi a partir dos resultados dessa pesquisa que colocamos em prática a feira”, recorda o dirigente.

“O setor aderiu à ideia de ter uma feira democrática, realizada e gerida pelas indústrias de calçados. Além de otimizar recursos, será um evento focado em negócios e extremamente transparente, inclusive com auditorias em relação aos números apresentados”, comenta.

O CEO da NürnbergMesse Brasil, João Paulo Picolo, projeta uma feira pujante e com efetivação de negócios.

“Estamos animados! A chancela da Abicalçados, por si só, aponta para a força da feira, otimizando recursos e gerando retornos mais expressivos para os expositores. A expectativa para a primeira edição da BFSHOW é muito boa, principalmente pelo que podemos sentir nos polos calçadistas que visitamos ao longo do ano passado”, avalia.

“Mercado no comando”

Com expositores confirmados em todos os polos calçadistas brasileiros, a BFSHOW se notabiliza por unir grandes, médias e pequenas empresas, de diferentes nichos e estratégias de atuações.


+ Economia