Formula Chopp

Feapaes-SP pede a Dória que pessoas com deficiências sejam prioritárias ne vacinação

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 13 de abril de 2021 às 15:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Além de prioridade na vacinação contra a Covid-19, a presidente também solicita que o retorno as aulas não aconteçam antes da imunização

Vera Lúcia Ferreira atua para conseguir colocar a vacinação da pessoa com deficiência entre as prioridades

A presidente da Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP), Vera Lúcia Ferreira, com o objetivo de defender os direitos da pessoa com deficiência, enviou um ofício para o governador João Doria, solicitando que as pessoas com deficiências sejam incluídas nos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19.

O ofício reitera o pedido já feito ao ministro da saúde e ao secretário de saúde do Estado.

O pedido é pautado no fato de que, as pessoas com deficiências intelectual e múltipla, bem como os autistas, pertencem ao grupo de risco devido as comorbidades preexistentes em seus quadros clínicos, como hipertensão, restrições respiratórias, doenças neurológicas, dificuldades de comunicação, entre outros.

“Além das comorbidades clínicas, como diabetes e obesidade, as pessoas com deficiências também estão em desvantagem quando o assunto é prevenção”, disse Vera Lúcia.

Segundo ela, “a maioria não tolera o uso de máscaras, não consegue ter uma rotina correta de higiene, com o uso de álcool em gel. Nosso pedido é urgente”, afirma Vera Lúcia Ferreira.

Além de prioridade na fila da imunização, a presidente ainda solicita que o retorno às aulas só aconteça após a vacinação de todo o grupo.

Um ofício solicitando uma audiência para tratar da pauta, também foi enviado para o secretário de educação, Rossieli Soares.


+ Inclusão