Formula Chopp

FEAPAES-SP e UNIAPAE-SP abrem as inscrições para o II Congresso Científico Online

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 13 de junho de 2021 às 16:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Evento pretende reunir profissionais e organizações que atuam na causa da pessoa com deficiência, além de pesquisadores, docentes e estudantes

Cristiany de Castro, superintendente da Uniapae-SP, que promove o Congresso Científico

A Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP) e o seu Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-SP irão realizar entre os dias 13 e 16 de setembro, o II Congresso Científico Online da FEAPAES-SP com o tema Políticas públicas e a pessoa com deficiência no Brasil.

O objetivo é fomentar estudos e discussões voltados à construção e divulgação de práticas e saberes sobre a pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla.

As inscrições para o evento podem ser realizadas entre os dias 10 de junho a 6 de setembro de 2021 no site do UNIAPAE-SP.

Além disso, o evento também é um importante canal para o intercâmbio entre entidades, profissionais, poder público, docentes, estudantes e pesquisadores.

De acordo com a presidente da FEAPAES-SP, Vera Lucia Ferreira, o Congresso, a exemplo da primeira edição realizada no ano passado, permitirá o networking entre profissionais e instituições.

“Teremos um espaço propício para estabelecer parcerias e criar ligações visando enfrentar com otimismo e assertividade os desafios que a atualidade nos traz, buscando a melhoria contínua das ações voltadas para as pessoas com deficiência e suas famílias”, destaca.

O evento é voltado aos profissionais das APAES e demais organizações da sociedade civil das áreas de assistência social, educação, saúde e gestão, docentes de universidades e institutos de pesquisa; discentes de universidades e institutos de pesquisa, gestores de políticas públicas e demais interessados na temática da deficiência intelectual e/ou múltipla.

Submissão de trabalhos científicos

As submissões dos trabalhos científicos vão do dia 10 de junho a 25 de julho de 2021, e os resultados serão divulgados no dia 17 de agosto de 2021.

O participante poderá optar entre trabalho completo ou resumo expandido, dentro dos seguintes eixos:

a) – A Política de Assistência Social e seus serviços para a efetivação dos direitos da pessoa com deficiência e de suas famílias;

b) -A Política Pública de Saúde e os serviços de habilitação e reabilitação para pessoa com deficiência;

c) – Políticas Públicas Educacionais e os direitos das Pessoas com Deficiência e Transtornos do Espectro Autista;

d) -Os desafios da Gestão das Organizações da Sociedade Civil em tempos de pandemia;

e) -Os direitos da pessoa com deficiência no Brasil e o papel das políticas públicas de inclusão.

Além disso, também poderão ser submetidas mesas redondas nas quatro áreas: assistência social, saúde, educação e gestão, de acordo com os temas sugeridos para cada eixo.

A participação das APAES bem como de outras organizações que atendem o público da pessoa com deficiência é fundamental para que essas pessoas usufruam cada vez mais dos seus direitos, seja na área da saúde, educação ou assistência social.

“Este movimento promove a melhoria dessas organizações propiciando novos aprendizados que impactam diretamente na qualidade de vida da pessoa com deficiência” explica a superintendente do UNIAPAE-SP, Cristiany de Castro.


+ Inclusão