Fazenda em Patrocínio Pta possui maior reserva de Mata Atlântica do nordeste de SP

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 16 de outubro de 2023 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Propriedade oferece trilhas, vivência rural, comida caipira e sedia Instituto de Educação Ambiental

Fazenda Santa Cecília é a maior reserva particular de Mata Atlântica do nordeste de São Paulo

 

Em Patrocínio Paulista, quase na divisa com Minas Gerais, surge a Fazenda Santa Cecília. Datada de 1930, a propriedade que é a maior reserva particular de Mata Atlântica bem preservada do nordeste do Estado de São Paulo, está aberta para visitação.

A poucos quilômetros de Franca, a reserva da fazenda está inserida em um fragmento de 100 hectares de floresta nativa no Bioma Mata Atlântica e outros 600 hectares no Bioma Cerrado.

O cenário encantador reúne árvores centenárias e uma alta biodiversidade. A área é considerada de alta prioridade para conservação e refúgio para espécies ameaçadas de extinção.

Fazenda oferece vivência rural com horta, pomar, interação com animais, hospedagem e muito mais

 

“A Santa Cecília é uma fazenda diferenciada. Um laboratório natural onde podem ser desenvolvidos projetos, atividades e vivências relacionadas à ecologia, meio ambiente e desenvolvimento sustentável”, conta a proprietária Cristiana Lopes Kaulich, que é pedagoga mestre em Desenvolvimento Psicomotor e durante 23 anos realizou acampamentos de férias para crianças especiais na fazenda.

A fazenda também oferece vivência rural com horta e pomar, possibilitando o plantio e colheita de hortaliças, interação e alimentação dos animais, passeio de carreta, hospedagem rural e contato com recursos hídricos, já que o local conta com três nascentes d’água, um riacho e represa.

“Na fazenda o visitante – seja família, amigos, grupo escolar ou empresarial – pode contar tanto com atividades educativas, conhecendo sobre os biomas, os ciclos dos elementos naturais e a proteção ambiental, como também atividades recreativas como passeios de canoa e banhos de riacho”, revela Cristiane.

Fazenda Santa Cecília

 

Também compõe a estrutura um restaurante equipado que fornece café da manhã, almoço caipira, lanche e jantar com qualidade e produtos locais e uma ‘sala da mata’ com palco e bancos nas margens do riacho, sendo o espaço ideal para apresentações teóricas ao ar livre, dinâmicas, palestras e minicursos diante uma bela paisagem que permite conexão com o ambiente natural.

Outros diferenciais

Fazenda Santa Cecília

 

A Fazenda Santa Cecília conta com uma bióloga especializada em ecologia e em virtude de ações e propostas socioambientais, a fazenda é reconhecida como promotora das ações Educacionais da Agenda 2030, a qual contempla 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Recentemente, a propriedade se tornou sede do Instituto Plante Consciência de Educação Ambiental e Sustentabilidade que foi criado por Cristiane para oferecer trilhas interpretativas, receber visitação escolar, promover cursos e palestras na área, além de ofertar material didático-pedagógico ambiental.

“Nós da Fazenda Santa Cecília acreditamos que a sensibilização e a conscientização são fundamentais para a conservação do meio ambiente, foi por isso que criamos o Instituto focado na constituição de ações sustentáveis”, detalha Cristiane.

Os agendamentos para visitação na Fazenda Santa Cecília podem ser feitos pelos telefones (16) 99432-3724 / (16) 99763-7634.


+ Cidades