Fase vermelha é tema de discussão entre Acif e Alexandre Ferreira

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 23 de janeiro de 2021 às 15:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Força tarefa de conscientização para melhorar indicadores de Saúde em Franca e avançar no Plano São Paulo será posta em prática

Autoridades tentam encontrar uma saída para o comércio local com medidas de segurança

Por duas horas na noite de sexta-feira, 22, a ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) e a Prefeitura Municipal estiveram reunidas a fim de discutirem a situação do Comércio na fase mais restritiva do Plano São Paulo, a vermelha.

Decretada na própria sexta pelo Governo do Estado tendo validade a partir de segunda-feira, 25, a fase impõe a suspensão das atividades consideradas não essenciais.

Comércio, Serviços, salões de beleza e barbearias, academias, setor cultural e demais atividades que geram aglomerações bem como shopping center, galerias e estabelecimentos congêneres só poderão funcionar em suas atividades internas e administrativas, sem a presença do público.

No encontro, estiveram presentes o prefeito Alexandre Ferreira, o chefe de gabinete, José Conrado Neto, o assessor Marcelo Facury, o presidente da ACIF, Tarciso Bôtto, o conselheiro Luís Aurélio Prior e o superintendente da entidade, Marcelo Carraro Rocha.

Possibilidades como a manutenção da modalidade take-away foram defendidas pela entidade, mas as normativas do Plano São Paulo para a fase vermelha impossibilitam a alternativa.

“Nosso objetivo é encontrar, de forma conjunta, uma saída para o comércio local, o que será possível ao atingirmos indicadores de Saúde seguros. Estamos com a taxa mais alta de contágio de todo do Estado”, afirma Tarciso, que ainda faz um apelo. “É preciso que nós, enquanto comunidade, nos responsabilizemos pela mudança deste cenário. Não se aglomere. Use a máscara. Higienize constantemente as mãos. As medidas tão exaustivamente divulgadas precisam ser levadas à prática com máxima urgência. A promoção de um encontro aparentemente inocente pode, por sorte, não afetar sua saúde física diretamente, mas é capaz de contribuir para o colapso no sistema de Saúde local, para a perdas de outras vidas, para o endurecimento das medidas restritivas e ao consequente fechamento de empresas e empregos.”

Plano de ação

A ACIF e a Prefeitura vão se mobilizar em torno dos reforços de conscientização da população. A campanha “Não São Só Números” – que traz os depoimentos de francanos que sofreram com a Covid-19 e familiares dos que não conseguiram superar – volta a circular, agora, com a parceria da Prefeitura. A ACIF ainda colocará, uma vez mais, motos com equipamentos de som para a circular os bairros de Franca fazendo alertas sobre as precauções necessárias para diminuir a taxa de contágio na cidade.

O município continuará atuando na busca pela habilitação de leitos e estrutura para a rede de Saúde. O objetivo é normalizar o mais rapidamente possível os indicadores locais e estabilizar as áreas da Saúde e Economia de Franca.


+ Comércio