Formula Chopp

Falta de produtividade no home office? Confira algumas dicas para manter o foco

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 23 de março de 2021 às 14:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com o isolamento social, causado pela pandemia, o home office e a vida confinada fazem com que manter o foco e a produtividade seja um desafio ainda maior

Com isolamento causado pela pandemia, os desafios para produzir em home office são bem maiores

 

Durante o isolamento social, causado pela pandemia da Covid-19, o home office e a vida confinada fazem com que manter o foco e a produtividade seja um desafio ainda maior.

Desta forma, é importante se organizar e traçar algumas estratégias para criar um ambiente e hábitos que te auxiliem neste processo.

Evite as redes sociais

Às vezes, dar uma espiadinha no que os outros estão fazendo e postando, pode se prolongar em um tempo perdido desnecessário.

Por isso, se não consegue se controlar, ajuste as configurações do seu celular ou baixe um app que permite bloquear o acesso às redes sociais no seu horário de trabalho.

Faça uma tarefa por vez

Dispersar a atenção e energia em milhares de coisas ao mesmo tempo pode fazer com que você não termine realmente nenhuma delas, agindo de maneira improdutiva.

Antes de começar o dia, determine quais são suas prioridades, se necessário, escreva-as. Desse modo, é possível ajustar a ordem e tempo que estima dedicar para cada uma.

Esteja em um ambiente propício

Realizar as tarefas do dia de forma produtiva em um ambiente caótico não vai dar certo.

Organize seu espaço, deixe seus elementos de trabalho fácil, como agenda, caderno, caneta e afins; disponha de uma cadeira e mesa confortáveis.

Se necessário, utilize equipamentos que auxiliam a deixar o computador em uma posição mais confortável, evitando má postura e desconfortos que podem tirar sua atenção.

Determine horários

Mantenha uma rotina de trabalho, com horário para iniciar as atividades, almoçar e terminar. Dessa maneira, fica mais fácil ter um parâmetro de como está indo seu rendimento no dia e a não se perder no home office.

Use métodos recomendados

Existem muitas maneiras indicadas de como ser produtiva em casa, por aí. Uma delas é conhecida como Método Pomodoro, que propõe uma divisão da jornada em intervalos de 25 minutos.

Durante esses bloquinhos de tempo, uma determinada tarefa deve ser realizada ininterruptamente. Ao fim de cada período, é feita uma pausa de 5 minutos e, ao final de cada 4 blocos de 25 minutos, uma pausa de 30.

Outro método é conhecido como Time Box, no qual você anota as tarefas do dia e limita um número de horas para cada uma delas. Se você não completou no tempo estipulado, esqueça a tarefa e passe para a próxima.

*Informações Alto Astral


+ Cotidiano