Falta de mão de obra em tecnologia vira porta de inclusão para profissionais maduros

  • Nene Sanches
  • Publicado em 10 de dezembro de 2021 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os mais maduros ficaram estigmatizados como frágeis ou não aptos para trabalhar em home office pela dificuldade de lidar com a tecnologia

Deficit de mão de obra está abrindo as portas para as pessoas maduras migrarem para a área de tecnologia

A chegada da maturidade, infelizmente, não é sinônimo de ápice profissional para uma grande parte dos brasileiros.

Em vez de reconhecimento, profissionais dessa faixa etária se deparam com portas fechadas na hora de procurar emprego ou são deixados de lado nas promoções.

Mas a área de tecnologia, em que há um déficit gigante de mão de obra, encontrou nesse público uma forma de suprir a falta de profissionais. A notícia é do portal 6 Minutos.

Estigma

“Apesar de ainda existir um estigma de que profissionais maduros não são aptos a lidar com tecnologia, as empresas começam a apostar neste público porque há demanda por mão de obra, mas também para aumentar a diversidade do quadro de funcionários”, afirma Mórris Litvak, fundador da Maturi, plataforma de empregos para profissionais com 50 anos ou mais.

Entre as empresas que decidiu apostar na formação de profissionais maduros na área de tecnologia está o Magazine Luiza. A varejista lançou o programa Desenvolve 40+, que oferece 100 vagas gratuitas para maiores de 40 anos terem uma formação em tecnologia.

“O Magalu tem um compromisso forte com ações de diversidade e inclusão. Nosso propósito é levar acesso ao que é privilégio de poucos”, diz Caio Nalini, diretor de gestão de pessoas do Magalu.

Curso específico

“Quando olhamos para os profissionais de tecnologia, temos 14% com mais de 40 anos. E no mercado esse percentual não é maior. Por isso, queremos contribuir com a mudança desse cenário assim como já fizemos com outros públicos”, afirma.

Para participar do programa de formação em tecnologia 40+ não é necessário ter conhecimento prévio de tecnologia. O curso dura três meses, com 200 horas de aulas três vezes por semana.

Segundo Nalini, essa não é a primeira vez que o Magalu fez um profissional para profissionais maduros. A empresa fez antes um programa de atendimento para o público 50+.

“Nosso ponto de vista não é se é novo ou velho. Identificamos a oportunidade de incluir essa população no universo da tecnologia. Hoje, eles são uma pequena parcela de profissionais nesse setor.”

Cenário ainda nublado

Apesar dessas iniciativas, o cenário ainda é desafiador para os profissionais com 40 anos ou mais. No ano passado, foram fechadas 729.015 vagas para profissionais de 40 anos para cima, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Dos 17 aos 39 anos, o saldo ficou positivo em 804.932 vagas.

De janeiro a setembro de 2021, o saldo de postos criados para os 40+ é de 205.981 vagas. Mas esse desempenho foi puxado pelos empregos das pessoas com 40 a 49 anos (266.214). Dos 50 anos para cima, foram cortadas 60.233 vagas.

“O cenário ainda é bem desafiador. Os 50+ foram os que mais perderam emprego na pandemia. A economia foi reabrindo, mas eles continuaram perdendo espaço, pois as empresas preferiram contratar pessoas mais jovens”, diz Mórris.


+ Tecnologia