Falar por chamada de vídeo pode ajudar pessoas mais velhas a evitar demência

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 16 de maio de 2021 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Uso de aplicativos de videoconferência durante pandemia mostrou resultados positivos no declínio cognitivo de pessoas acima dos 50 anos

Aplicativos de videoconferência tem ajudado idosos a evitar efeitos da demência durante a pandemia

 

Falar sobre serviços de videoconferência, como o Zoom, durante a pandemia do coronavírus ajudou pessoas mais velhas a evitar os efeitos da demência, sugeriu um novo estudo.

Os pesquisadores descobriram que a comunicação regular ajuda a manter a memória de longo prazo, e os idosos que costumam usar ferramentas online apresentaram menos declínio na memória do que aqueles que não o fazem.

O estudo, do Instituto Geller de Envelhecimento e Memória da University of West London, estudou a comunicação de 11.418 homens e mulheres com mais de 50 anos.

Eles foram questionados com que frequência interagiram com amigos e familiares online, no telefone e pessoalmente, e então completaram testes de memória que envolviam relembrar uma lista de 10 palavras em vários intervalos.

Os participantes que usaram apenas a comunicação “tradicional” face a face mostraram mais sinais de declínio cognitivo do que aqueles que usaram a tecnologia para manter contato com amigos e familiares.

“Isso mostra pela primeira vez o impacto de interações diversas, frequentes e significativas na memória de longo prazo e, especificamente, como a suplementação de métodos mais tradicionais com atividade social online pode alcançar isso entre os adultos mais velhos”, afirmou o autor do estudo, Snorri Rafnsson.

“Com cada vez mais adultos mais velhos usando a comunicação online com tanta frequência, especialmente durante o ano passado de bloqueios globais, isso levanta a questão de até que ponto a tecnologia pode ajudar a manter relacionamentos e superar o isolamento social, e como isso também pode ajudar a manter a saúde do cérebro”, questionou.

Como a pandemia forçou as pessoas a ficarem separadas, ferramentas de videoconferência como Zoom, Skype e Google Meet explodiram em popularidade.

Nos últimos meses, o Zoom surgiu como o aplicativo mais baixado na Apple App Store, quebrando repetidamente seus recordes de download.

Um estudo do ano passado descobriu que o pensamento negativo está ligado à demência em idades mais avançadas.

E outra pesquisa descobriu que a apatia, a diminuição da motivação e do comportamento direcionado a um objetivo, também pode ser um gatilho em adultos mais velhos.

*Informações CNN


+ Saúde