Existe um jeito certo de dormir para evitar rugas, sabia? Experts ensinam!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 19 de setembro de 2021 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Deitar-se de lado pode contribuir para acentuar sinais na face. Veja como driblar maus hábitos durante o sono e acordar com a pele incrível

As rugas podem ser causadas pela maneira como dormimos à noite, sabia?

 

Você tem uma extensa rotina de cuidados com a pele, abandonou a alimentação inadequada e está bebendo muita água, mas ainda assim acorda cheio de olheiras e com o rosto com aspecto triste?

A resposta pode estar em seus hábitos durante o sono.

Entre os erros comuns, dermatologistas elencam desde o tecido da fronha até a posição na cama — deitar-se de lado contribui para deixar o rosto “caído”.

Entenda por que o seu jeito de dormir pode estar contribuindo para o envelhecimento da face e como evitar os maus hábitos.

Limpeza da pele

Embora pareça que a sua cama é um santuário de limpeza, a verdade é que bactérias do suor, maquiagem velha, células mortas da pele, produtos de cabelo e cremes de skincare convivem sob o seu travesseiro todas as noites.

De acordo com Lou Sommereux, diretor da clínica de beleza britânica Cosmex, “as bactérias que vivem no seu travesseiro são uma das principais causas da acne. Para combatê-las, você deve higienizar o rosto adequadamente todas as manhãs, para limpar a face e refrescar a pele”, explicou, em entrevista ao Daily Mail.

O profissional também recomendou incluir um tônico facial com ácido salicílico para limpar profundamente os poros e deixar sua cútis pronta para um novo dia.

Dormir de lado

Mesmo que apague a luz bem cedo, se você ainda está acordando com a pele inchada e enrugada, o problema pode ser sua posição de dormir.

Deitar-se de lado contribui para a formação de rugas no busto, pescoço e do lado do rosto em que você se debruça, devido ao atrito gerado pelo movimento contra o travesseiro.

“Muitas pessoas não se atentam às posições para dormir, mas o arranjo horizontal que seu corpo assume enquanto você dorme altera o equilíbrio da distribuição de fluidos em direção à parte superior do corpo”, disse Lou Sommeroux.

A melhor posição, de acordo com o expert, é deitado com as costas para o colchão e o rosto para cima.

A falta de fricção não significa apenas menos rugas, mas também impede que a pele sinta a pressão de dobrar-se contra o travesseiro.

O especialista também recomenda sustentar a cabeça com um apoio extra para garantir que não haja acúmulo de fluidos, o que evita a sensação de olhos inchados.

Tecidos da fronha

Além da limpeza do travesseiro, outro aspecto que você provavelmente nunca parou para pensar tem influência sobre a saúde da pele. Celebridades e influenciadores já defendem a troca da fronha de algodão por uma de seda.

Embora possam ser mais caras, as fronhas de cetim são compostas por uma superfície lisa, o que significa menos puxões na pele conforme as reviravoltas na cama e menos chance de aparecimento de rugas.

O material também não absorve a oleosidade natural da pele, e proporciona a retenção da umidade própria da cútis. Além disso, a seda contém aminoácidos que ajudam a estimular a produção de colágeno.

A justificativa se estende para além da face — o tecido também contribui para manter os cabelos incríveis ao acordar.

Horas de sono

Enquanto você se deita para dormir, as células se regeneram para reparar danos e manter a pele com aspecto saudável e brilhante.

Na ausência de todas as horas de descanso necessárias, seu corpo não consegue se recuperar adequadamente.

O resultado, além de outros benefícios negativos, é a diminuição da produção de colágeno, tornando o rosto mais longo, opaco e amarelado.

As olheiras, por sua vez, ficam mais proeminentes. Todo aquele aspecto viçoso e saudável, com o tempo, vai embora.

Massagem facial

Uma das razões pelas quais o rosto fica marcado por sinais do envelhecimento é a má circulação. Para driblar o aparecimento de rugas, uma boa alternativa é adicionar uma massagem facial de dois minutos à rotina diária, usando hidratante ou óleo facial e massagear o rosto com movimentos circulares.

Encerre os cuidados com batidas suaves na face — dedique atenção especial ao contorno dos olhos e maçãs do rosto. Isso aumentará o fluxo sanguíneo e contribui para evitar rugas.

*Informações Metrópoles