Exagerou? Confira 4 táticas para uniformizar manchas de sol na pele!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 7 de janeiro de 2023 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A exposição solar inadequada pode trazer inúmeros problemas, entre eles, a falta de uniformidade no tom da pele; veja como resolver

Além de incômoda e prejudicial, queimaduras do sol podem causar manchas na pele – foto Freepik

 

O verão é o período perfeito para colocar o bronzeado em dia, não é mesmo? Afinal, o início da estação mais quente do ano coincide com o período de férias.

Ou seja, a oportunidade perfeita para aproveitar a praia e a piscina. A grande questão é que a exposição solar pode trazer problemas como as manchas na pele.

Isso acontece porque a exposição solar em excesso — e sem a devida proteção — estimula a produção de melanina.

Por sua vez, esse estímulo pode provocar manchas em regiões como o rosto, o colo, mãos e pernas, pois são zonas onde a pele está exposta a grandes doses de raios ultravioleta.

Apesar de as manchas na pele não apresentarem problemas a curto prazo, existem pessoas que se incomodam com a diferença de tons de pele.

Por isso, Renata Taylor, que é fisioterapeuta e consultora, dá dicas de como se prevenir e até mesmo amenizar este problema. Confira a seguir:

1. Protetor solar sempre!

E essa máxima vale para qualquer época do ano, independente da temperatura e da previsão do tempo.

“A radiação ultravioleta age em todas as estações e provoca danos que comprometem a estrutura de sustentação da pele, causando o aparecimento precoce de rugas e flacidez, além de manchas”, explica Renata.

Por isso, o ideal é usar protetor solar e reaplicá-lo: de quatro em quatro horas em ambientes fechados e a cada duas horas se houver exposição direta ao sol.

Mas, não se esqueça: o corpo humano precisa também absorver vitamina D. Então reserve pelo menos 20 minutos antes das 10h da manhã para se expor ao sol.

2. Entenda melhor as necessidades da sua pele

Essa é a maneira ideal de entender e de escolher qualquer tipo de tratamento. Até porque, o uso de produtos inadequados pode fazer com que os ativos trabalhem de forma diferente das suas necessidades.

Então escolha sempre aquilo que pode potencializar os resultados de acordo com suas características.

3. Cremes hidratantes e séruns são seus aliados

Mas, atenção: o ideal é que tanto os cremes hidratantes quanto os séruns sejam indicados por um dermatologista.

Assim, este profissional poderá propor o tratamento correto conforme as necessidades da pele e algo específico para as manchas na pele provocadas pelo sol.

4. Tratamentos estéticos

Agora caso você não perceba uma melhora através dos três primeiros passos, você pode recorrer também a outros tratamentos.

Equipamentos de luz pulsada, por exemplo, tratam manchas ocasionadas pelo excesso de exposição solar, atuando na despigmentação e clareando a pele.

Há ainda outras possibilidades e soluções para o tratamento de manchas na pele, por isso, consulte sempre um especialista.

*Informações Alto Astral