Evangélicos e católicos retomam reuniões “ao vivo” em Franca, mas sob vários cuidado

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 13 de junho de 2021 às 15:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Igrejas estão autorizadas a realizar reuniões presenciais, mas seguindo todas as regras sanitárias em Franca

Igrejas estão autorizadas a realizar reuniões presenciais, mas seguindo todas as regras sanitárias em Franca

As igrejas evangélicas e católicas de Franca, aos poucos, estão retomando a rotina de cultos.

Desde que a pandemia do coronavírus começou, a recomendação era manter apenas os cultos online, para evitar aglomerações.

Em algumas épocas, houve proibições pontuais der funcionamento. Durante duas semanas, as reuniões estiveram totalmente proibidas com o lockdown na cidade.

Mas a retomada veio após a Prefeitura ter editado decreto nesta quinta-feira liberando as atividades religiosas de qualquer natureza, desde que, as igrejas sigam as medidas sanitárias.

Os templos deverão funcioner com, no máximo, 30% da capacidade de público.

Além disso, devem manter ambientes ventilados por aberturas naturais, manter 1,5 metros de distância mínima entre as pessoas; dar preferência para aconselhamento individual, a fim de se evitar aglomerações.

Também disponibilizar acesso a sanitários e locais para higiene de mãos com papel toalha, sabonete líquido e álcool.

Os líderes das igrejas devem também, por bom senso, orientar os participantes e colaboradores em relação à higiene das mãos, ao uso da máscara respiratória e proibição de participação de fiéis com sintomas de síndrome gripal.

As igrejas também devem procurar orientar que as pessoas evitem tocar as mãos umas das outras e, se o fizerem, realizar a higienização e desinfecção das mãos; evitar tocar em objetos ou imagens simbólicas e, da mesma forma se o fizerem, realizar a higienização logo em seguida.

As igrejas também deverão orientar sobre o necessário isolamento de membros da congregação que apresentem sintomas de síndrome gripal e ainda, orientar sobre o distanciamento social voluntário de idosos e doentes crônicos.

Ainda que as igrejas retomem seus cultos presenciais e sigam todas as determinações para se evitar o contágio do vírus, a recomendação é de que mantenham os encontros por meios virtuais (lives, chats, streams, etc) para que o menor número possível de pessoas saia de suas casas.


+ Religião