Estudantes podem ter aula dentro de floresta em fazenda de Patrocínio Paulista

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 28 de fevereiro de 2024 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Visitação escolar na Fazenda Santa Cecília, em Patrocínio Paulista, também inclui alimentar animais rurais e passeio de carreta

Ter aula no meio de uma floresta com árvores centenárias, colocar a mão na terra da horta orgânica e ter a oportunidade de alimentar animais do cenário rural fazem parte do programa de visitação escolar da Fazenda Santa Cecília, em Patrocínio Paulista.

Localizada a 40 quilômetros de Franca e com 94 anos de história, a fazenda possui a maior reserva particular bem preservada de Mata Atlântica do nordeste do Estado de São Paulo, além de uma área de 600 hectares de cerrado.

“Foi pensando na transição entre os biomas e sua biodiversidade e na riqueza desse ambiente natural, com alta prioridade para conservação e refúgio para espécies ameaçadas de extinção, que resolvemos abrir a fazenda para a visitação de escolas. A propriedade é o local ideal para aprender sobre educação ambiental”, explica a pedagoga e proprietária da Santa Cecília, Cristiane Lopes Kaulich.

Cinco etapas

Com conteúdo pedagógico que pode ser adaptado de acordo com o currículo escolar, a visitação é dividida em cinco etapas: o passeio/aula na reserva, a vivência rural com horta, pomar e contato com os animais, passagem pelos recursos hídricos (incluindo três nascentes d’água, represa e riacho), dinâmica na sala da mata e passeio de carreta para conhecer o entorno da fazenda e as áreas agrícolas tradicionais.

“A gente anda na reserva até o ponto de transição do cerrado e vai enriquecendo com conteúdo sobre os biomas ou o material específico da escola, o que é estritamente positivo”, destaca a bióloga Ligia Pina, responsável por acompanhar as visitas.

Reservas

O agendamento para as turmas de 2024 está aberto com seis diferentes opções de passeio. Há desde pacote simples com três horas de duração até o mais completo com café da manhã, almoço caipira e lanche da tarde que começa 9 horas e segue até às 17h30.

A fazenda conta com restaurante no local e também oferece opção de hospedagem para as escolas que desejarem ampliar a vivência.

Segundo as regras internas, as visitas estão disponíveis para grupos a partir de 25 pessoas (10 no caso de hospedagem) e as reservas devem ser feitas com no mínimo de 15 dias de antecedência.

Mais informações pelo Instagram @santaceciliafazenda


+ Cidades