Estudantes de Publicidade e Propaganda do Uni-FACEF são recebidos pelo prefeito

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 20 de agosto de 2021 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os estudantes responsáveis pela campanha aprovada destacaram a satisfação em participar de um projeto voltado para a população

Prefeito Alexandre Ferreira recebe a professora Fúlvia e os alunos de Publicidade e Propaganda da Uni-FACEF

Estudantes do curso de Publicidade e Propaganda, do Uni-FACEF, foram recebidos pelo Prefeito Alexandre Ferreira.

Na oportunidade, apresentaram o projeto de comunicação para o aplicativo EcoFranca, software vencedor do V Hackathon Uni-FACEF, que aconteceu no mês passado.

Esse software foi desenvolvido por estudantes dos cursos do departamento de Computação do Uni-FACEF, em uma gincana de programação que durou uma semana.

O objetivo era o desenvolvimento de um aplicativo que possibilitasse ao munícipe enviar alertas ao poder público sobre ocorrências que colocassem em risco o meio e a sustentabilidade.

O Hackathon desse ano teve o apoio do Ministério Público do Estado de São Paulo, Sabesp, Guarda Civil de Franca, além da própria Prefeitura Municipal.

Software

Após o resultado do software vencedor – que foi desenvolvido pelos estudantes Artur Silvestre, Helil Barbosa Bergaria, Gabriel Garcia e Pedro Lima Reis, do curso de Engenharia de Software – estava prevista uma segunda etapa.

Nessa nova etapa, os estudantes de todos os semestres do curso de Publicidade e Propaganda foram convidados para desenvolver a identidade visual e a campanha de comunicação do aplicativo vencedor.

Após a apresentação dos projetos de comunicação, criados pelos estudantes de Publicidade e Propaganda, e da avaliação da banca examinadora, o projeto vencedor foi o da dupla formada pelos estudantes Giovana Alves Campanaro e Vitor Miguel de Lima Norinho, ambos do último ano do curso.

A banca foi composta pelos docentes Sheila Fernandes Pimenta e Oliveira, Paulo Anderson Cinti e Eduardo Vicente Soares.

A equipe que ficou em segundo lugar, formada pelos estudantes do 2º ano, Eleonora Rodrigues de Oliveira Pires, Maria Silva Pinto e Lucas Tasso Marques, também esteve no encontro com o Prefeito de Franca.

Serviço público

Os estudantes responsáveis pela campanha aprovada destacaram a satisfação em participar de um projeto voltado para a população, para o serviço público.

Apesar dos desafios (trabalho, estudos, trabalho de conclusão de curso), comentaram que foi uma ótima oportunidade de aprendizado.

“Um trabalho envolvendo outros cursos é sempre uma experiência única”, afirmou Vitor Norinho sobre as contribuições de um trabalho interdisciplinar na formação profissional.

A professora Fúlvia Nassif Jorge Facury, chefe do Departamento de Publicidade e Propaganda, falou sobre essa segunda participação do curso no Hackathon Uni-FACEF, de forma interdisciplinar.

Experiências

Segundo ela, “o desafio maior é que o estudante, em meio a tanta coisa a fazer, consiga trabalhar em um projeto em pouco tempo, o que lhe proporciona experiências como gestão de projeto, gestão de equipe, gestão do tempo, controle de qualidade, entre outros desafios”.

Sobre a integração entre o Uni-FACEF, Ministério Público, Prefeitura de Franca, Sabesp e Guarda Civil de Franca, Fúlvia Facury afirmou que essa integração dá mais importância ao projeto, pois aumenta a responsabilidade de todos.

“Projetos compartilhados suscitam visões e necessidades diferentes, e ao encontrarmos, de forma compartilhada, soluções adequadas, todos ganham e, nesse caso, em especial, a cidade ganhou”, afirmou a professora.

O prefeito Alexandre Ferreira falou das ocorrências de desrespeito ao meio ambiente que mais acontecem em Franca e destacou a importância de os estudantes continuarem firmes em sua formação, aproveitando as oportunidades de aprendizado e melhoria de suas competências.


+ Educação