Estudantes de Letras e Matemática participam de prática de metodologias ativas

  • Robson Leite
  • Publicado em 11 de novembro de 2021 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estudantes das licenciaturas de Letras e Matemática participaram de aula sobre inovação no processo ensino-aprendizagem

Os alunos dos cursos de Letras e de Matemática do Uni-Facef tiveram uma nova experiência pedagógica

A professora Sheila Fernandes Pimenta e Oliveira, docente e Pró-Reitora Acadêmica, e a professora Kelly Jacqueline Barbosa, docente do Departamento de Medicina, ofereceram uma experiência pedagógica baseada na aprendizagem ativa, aos estudantes dos 2º semestres dos cursos de licenciatura em Letras e Matemática do Uni-Facef.

Responsável pelo conteúdo teórico naquela aula, Sheila Oliveira apresentou conceitos, competências, objetivos das metodologias ativas que visam à superação do modelo tradicional e, assim, inovar em sala de aula, de forma que o estudante seja partícipe e autor do seu processo de aprendizado, deixando a posição de mero observador.

Kelly Barbosa, que cuidou da parte prática daquela aula didática, por meio de experiências reais, demonstrou as formas de se desenvolver, com a participação ativa do estudante, o processo de ensino-aprendizado.

A aula inovadora aconteceu na Unidade 3, do Uni-FACEF, onde funcionam os cursos de Enfermagem e Medicina.

Metodologias Ativas

O modelo de ensino tradicional não atende mais à demanda contemporânea, quando praticamente todos têm acesso a uma vasta gama de informações de todo tipo, disponibilizada pela internet.

Nas abordagens ativas, o estudante tem participação de protagonismo e as estratégias pedagógicas possíveis vão desde novas formas de abordagem e compreensão de textos, passando por formas de se abordar e resolver problemas, até as próprias formas de avaliação do aprendizado do estudante.

Aulas presenciais e metodologias ativas no Uni-FACEF

O Uni-FACEF acredita na importância das práticas pedagógicas baseadas na “sala de aula inovadora”, onde o docente e os estudantes alcancem um ambiente que contribua para a formação de um sujeito confiante, independente, reflexivo, crítico e ciente de seu papel nos grupos em que atua e na sociedade em geral.

O aprendizado ativo, de forma sucinta, rompe com o modelo tradicional de ensino-aprendizado, por contemplar várias possibilidades de práticas pedagógicas, todas voltadas para um aprendizado que transpõe a postura passiva por parte do estudante.

O Uni-FACEF vem se adequando a essa necessidade e oferece aos seus docentes constantes capacitações em metodologias ativas.

As aulas presenciais são outro diferencial da instituição, uma vez que estar em sala possibilita ao estudante uma troca sinérgica, produtiva, dinâmica de informações, reflexões e práticas, que resultam em um aprendizado rico em conhecimento e atitude diante da vida profissional.


+ Educação