Estresse pode causar impactos na sua pele; saiba quais são e como evitar!

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 23 de setembro de 2022 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Saiba como o estresse impacta na pele e quais os principais cuidados necessários para evitar que isso ocorra

Por estar mais exposta, a pele está mais sujeita aos efeitos do estresse (foto: Freepik)

 

Como estamos no período do Setembro Amarelo, muito tem se falado sobre o estresse e as questões de saúde mental, isso porque, quando não tratado da maneira correta, os casos podem evoluir para problemas como a ansiedade e a depressão.

Porém, outra consequência que o estresse pode trazer quase nunca é mencionada: o surgimento ou a piora de quadros cutâneos.

Como a pele está constantemente exposta ao ambiente externo, ela é mais suscetível a estressores do que qualquer outro órgão.

A pele precisa, por exemplo, ativar suas defesas constantemente pela exposição à luz ultravioleta, à temperatura e partículas suspensas, e pode produzir hormônios do estresse em resposta a elas.

Principais quadros cutâneos ligados ao estresse

Existem vários quadros cutâneos que podem estar relacionados ao estresse. Veja os principais deles a seguir:

Conexão cérebro-pele: alguma vez você já ficou tão nervoso que começou a corar ou suar? Se sim, você experimentou uma resposta de estresse aguda e temporária, provocada pela conexão entre cérebro e a pele.

No entanto, a exposição repetida a estressores pode ter efeitos duradouros em sua epiderme que vão muito além do rubor, podendo afetar negativamente o seu bem-estar;

Envelhecimento da pele: estudos revelam que, quando o nível de cortisol é cronicamente aumentado, como ocorre no caso do estresse, há uma atrofia muscular, a redução de fibroblastos e a diminuição do colágeno.

E todo esse conjunto de fatores favorece o envelhecimento da pele;

Acne com frequência: os altos níveis de estresse também podem aumentar o surgimento de acnes. E isso não ocorre apenas em adolescentes!

Na verdade, essa condição inflamatória pode acometer jovens e adultos de diversas faixas etárias;

Estímulos de células pró-inflamatórias: segundo artigo publicado no The Journal of Investigative Dermatology em 2006, o estresse pode desencadear a produção de cortisol e catecolaminas.

E, com isso, as células pró-inflamatórias, como os mastócitos, acabam sendo estimuladas e contribuindo diretamente para uma série de condições da pele, incluindo coceira.

Se identificou com alguma dessas situações? Para ter certeza de qual desses quadros é o seu, pode ser preciso buscar um profissional. Portanto, procure um dermatologista para entender melhor qual é o seu caso!

*Informações Alto Astral