Estiagem pode impactar fornecimento de água em Franca em junho, alerta Sabesp

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 6 de maio de 2021 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Sabesp alerta para o risco no fornecimento de água em Franca por conta do período de estiagem e orienta para o uso racional

Estiagem pode impactar fornecimento de água em Franca

 

Em nota oficial divulgada nesta semana, a Sabesp, através de sua unidade de Franca, informou que a baixa pluviometria (poucas chuvas), registrada em Franca, no período úmido, entre outubro/2020 e março/2021, ocasionou a queda da vazão dos mananciais que abastecem a cidade (Rio Canoas e Córrego Pouso Alegre).

Isso pode impactar a curto prazo, já a partir de junho, o abastecimento de água na cidade, sendo necessária a economia e o uso racional do produto desde agora.

É o menor índice pluviométrico dos últimos 20 anos.

Para se ter uma ideia da baixa registrada, a média histórica deste período úmido é de 1.360 mm de água e, neste mesmo período, o volume constatado foi de 824 milímetros de água.

O baixo índice pluviométrico no período úmido e a estiagem que tende a ocorrer nos próximos meses, causam preocupação da empresa, quanto a manutenção do abastecimento público na cidade.

No entanto, destaca que trabalha, ininterruptamente, para manter o abastecimento, inclusive com ações planejadas como a implantação de duas captações emergenciais com capacidade de aproximadamente 100 litros por segundo.

Atualmente, a vazão dos mananciais ainda é suficiente para atender a demanda de Franca, porém com a aproximação do período de estiagem, a Sabesp orienta à população sobre o uso consciente de água.

Pequenas mudanças de hábitos, como fechar a torneira ao escovar os dentes ou ao lavar as louças, tomar banhos breves e não lavar calçadas com mangueiras, ajudam a evitar o desperdício.

Outras dicas

Veja outras dicas sobre como utilizar água de forma consciente:
1. Use vassoura e balde para lavar áreas como garagem, corredores, dentre outras. Não utilize mangueiras. Evite lavar carros e calçadas.
2. Não dê descarga à toa e não utilize o sanitário como lixeira. Em apenas seis segundos de válvula acionada vão embora cerca de 12 litros de água.
4. Não use água corrente para descongelar alimentos.
5. Fique muito atento a possíveis vazamentos. Eles podem passar despercebidos e são grandes causas do desperdício.

A Sabesp destaca ainda que o Sistema Sapucaí-Mirim, o novo sistema produtor de água de Franca, já está em construção com previsão de ser finalizado no final de 2022.

A entrega do novo sistema vai permitir dobrar a capacidade de produção de água do município.


+ Cotidiano