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Fila de concessão de benefícios do INSS acumula e deixa 1,8 milhão de pessoas esperando benefícios, diz reportagem da televisão
Dados do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) indicam que o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) entra em 2022 com uma fila de 1.846.252 pedidos de benefícios que aguardam uma resposta.
As informações foram divulgadas pela Globo News e republicadas pela revista IstoÉ Dinheiro.
Desse total, 551.353 benefícios estão em situação de análise dentro do prazo de 45 dias e 1.294.899 estão após o prazo de 45 dias. No estado de São Paulo, 98.236 benefícios estão aguardando análise.
A análise dos dados mostra estagnação do atendimento dos pedidos no ano de 2021: em abril, eram 1.833.815, número que aumentou em julho para 1.844.820. Além disso, houve um aumento na fila em relação a 2020, ano que terminou com pouco mais 1,5 milhão de requerimentos por benefícios.
Fase inicial
Presidente do IBDP, Adriane Bramante alega que a falta de concessão de novos benefícios ocorre, sobretudo, devido à falta de servidores públicos.
A situação é ainda mais grave do que aparenta porque esses 1,8 milhão de pedidos que aguardam um retorno dizem respeito apenas à fase de reconhecimento inicial do benefício. Não entraram nessa conta os pedidos de revisão ou que estejam em processo judicial.
Entre os tipos de pedidos à espera do INSS, o mais comum é de amparo à Pessoa com Deficiência (PcD): 630 mil.
O INSS, por sua vez, alega que a fila é maior que o estipulado pelo IBDP: seriam 1.865.209 pedidos de benefícios aguardando uma resposta do governo. O órgão afirma que mensalmente chegam 800 mil novos pedidos, dos quais cerca de 700 mil são atendidos.